Notícia

Cultura - 23/09/2019 - GEMP lembrou dos 195 anos de imigração alemã no Brasil durante o desfile cívico de Crissiumal


Desfile do grupo foi muito aplaudido pelos crissiumalenses

O Desfile Cívico de Crissiumal foi um grande sucesso, dentre muitos destaques ainda comentados pela comunidade, está à participação do desfile do GEMP Escola e Cia. de Dança que apresentou o tema “195 Anos da Imigração Alemã no Brasil”, um desfile repleto de detalhes, festivo e cheio de história. O GEMP abriu seu desfile sem as bandeiras de Crissiumal, do Rio Grande do Sul e do Brasil, mas sim, exibiu as bandeiras dos países para onde já levou as nossas bandeiras, em suas 11 turnês internacionais, mostrando seu orgulho em divulgar a cultura brasileira aos 4 cantos do mundo. Mas o que encantou e surpreendeu, foi o que veio a segunda parte do desfile: carroças e velhas bicicletas, plataformas e outras alegorias passaram pela avenida feito um museu vivo que ensinou, encantou, divertiu, mas acima de tudo, brindou, o público adulto com  saudosismo. 

O desfile do GEMP trouxe algumas das primeiras profissões desenvolvidas nos vilarejos que eram iniciados pelos imigrantes e seus descendentes: Embaladas ao som de marchinhas típicas alemãs, desfilaram a serraria, a padaria, os agricultores e a sapataria que foi apresentada por dois sapateiros da cidade, Elton Schneider, presidente do GEMP por longa data e o já aposentado Edegar Rudi Dessbessel. Outros personagens e cenas também foram marcantes: as cozinheiras, o pastor, os leiteiros - que foram um destaque a parte-, mas sem dúvida, a velha carroça com a família de imigrantes, abarrotada de malas, e a humilde “mudança” dificilmente será esquecida. 

“Não tínhamos orçamento previsto, aliás, o único investimento foi a sonorização. O que mostramos, vestimos e apresentamos, foi resultado de trabalho voluntário das famílias GEMP. Queríamos um desfile divertido, porém histórico, capaz e recordar um pouco a história rural e campesina da nossa região, homenageando a nossa cultura e resgatando a história dos descendentes dos imigrantes alemães. A ideia foi valorizar o passado e mostrar o quão importante ele é.” Relatou o Diretor artístico do GEMP, Leandro Rupp.

O GEMP, que recentemente comemorou seus 25 anos de história e esteve em turnê pela Alemanha, mostrou mais uma vez, a qualidade do seu trabalho e organização familiar da sua instituição, pois no desfile, “fantasiados” estavam não só as crianças e jovens do grupo, mas também suas famílias, até a senhora Zilda Rupp, uma das fundadoras da Instituição, desfilou usando trajes típicos.

Um desfile memorável que lembrou com graça e riqueza de detalhes, um pouco da nossa história, que nestes tempos contemporâneos, vem sendo esquecida.

Texto: GEMP

Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos