Notícia

Agricultura - 23/05/2020 - Saiba mais sobre a importância das APPs para a vida no planeta


Texto é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente

As Áreas de Preservação permanente (APPs) são locais de grande importância biológica, constituem-se em faixas de vegetação com espécies nativas ou de outros biomas. Sua função ambiental é preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade da flora e da fauna, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Devido a estas características que sua preservação é de caráter permanente e está respaldada na legislação brasileira.

As APPs estão localizadas em margens de nascentes d´água, de rios, lagos, banhados, topos de morros e suas encostas. O seu tamanho varia conforme as características do espaço a ser protegido, garantindo assim, uma área mínima para o seu desempenho ecológico; proporcionando uma adequada absorção das águas da chuva, estabilidade do solo e manutenção do habitat de animais e plantas.

Sem a existência das APPs teríamos um grande impacto nos ciclos da água nas bacias hidrográficas, prejuízo na vazão das nascentes, o acúmulo de sedimentos em rios e córrego, o que acarretaria em assoreamento e o desaparecimento de animais de importância ecológica e econômica.  Nesse sentido que surge a necessidade de cooperação entre os diversos grupos da sociedade, para garantir a preservação das APPs, seus benefícios e recursos para as gerações presentes e futuras.

Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente. Crissiumal/RS.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos