Notícia

Geral - 23/05/2018 - AMUCELEIRO realizou assembleia em Três Passos


O encontro contou com a participação expressiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários

No último dia 18, a Associação dos Municípios da Região Celeiro – Amuceleiro, realizou assembleia geral ordinária em Três Passos. O encontro contou com a participação expressiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários dos 21 municípios que congregam a entidade. 

Esteve presente o assessor jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, John dos Santos o qual falou aos presentes sobre a possibilidade de compra compartilhada de peças de máquinas pesadas via consórcio.  John explicou o quanto essa proposta pode contribuir com as administrações municipais auxiliando na redução de burocracia e principalmente de custos, pois a compra compartilhada proporciona essa vantagem. Caso esse encaminhamento se efetive, o processo de compras dessas peças, via consórcio, será realizado por meio de pregão presencial e beneficiará todos municípios da região Celeiro. 

Para o presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta, Eder Both “essa alternativa será um grande avanço para os municípios da região. Hoje o processo de compra dessas peças é demorado e acaba comprometendo a agilidade dos serviços à população. A compra compartilhada, além e ser amparada por lei, reduz os custos e acelera o processo, fato que contribui para que os princípios da administração pública sejam cumpridos, principalmente os de eficiência e economicidade”, afirmou.

Na assembleia também foi tratado sobre a situação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP’s). O prefeito Carlos Vigne de Braga, que é presidente da comissão dos HPP’s da Famurs explicou que o posicionamento dos prefeitos é contrário ao fechamento dos HPPs e que a comissão está solicitando alterações de portarias e resoluções que afetam a manutenção dos hospitais no interior do Estado. Carlos salientou que “a possibilidade de fechamento desses hospitais irá causar transtornos e prejuízos incalculáveis tanto para a população quanto para os gestores. Além do mais, os hospitais regionais já encontram-se superlotados e não darão conta de prestar o atendimento adequado para esse público que hoje é acolhido nesses hospitais menores”, afirmou Carlos.

Outro assunto abordado na reunião foi sobre a participação dos prefeitos da Amuceleiro em duas audiências no DNIT, uma de Porto Alegre dia 02 e outra em Cruz Alta, dia 14, oportunidade em que foi tratado sobre o trevo do CITEGEM. Os prefeitos solicitaram a instalação de lombadas eletrônicas no local ou na inviabilidade desta alternativa, que seja feito uma rotatória, pois ultimamente muitos acidentes estão sendo registrados no local, inclusive com vítimas fatais. De acordo com informações da superintendência do DNIT de Porto Alegre o governo federal já realizou o processo licitatório de compras de lombadas eletrônicas e o trecho em questão consta como um ponto a ser contemplado, entretanto, a efetiva instalação dos equipamentos vai demorar e por esse motivo, a ideia de fechar a BR com blocos de concreto e transformar o trevo numa rotatória seria a alternativa mais rápida e viável. Para isso, o DNIT irá fazer testes no asfalto com intuito de verificar se a pavimentação comporta o fluxo de carros e cargas pesadas, em caso positivo a rotatória será providenciada, caso contrário, outras alternativas terão de ser buscadas.

A reativação do Porto Soberbo também foi um dos assuntos da assembleia. De acordo com o prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, uma equipe da prefeitura está cuidando desse assunto e trabalhando para que o porto volte a operar pois hoje a entrada e saída de pessoas no país é ilegal, não se tem registro e isso acaba prejudicando as relações internacional principalmente no que diz respeito ao comércio e turismo.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos