Notícia

Saúde - 23/03/2018 - Profissionais da saúde passaram por capacitação em Crissiumal


Capacitação aconteceu na quarta-feira

Na última quarta-feira, 21, aconteceu uma capacitação para técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, em especial, aos agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com a presença da coordenadora de Saúde da Mulher da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde Jaqueline Schirmer abordado o tema saúde da mulher em especial  sinais e sintomas de câncer de mama, e a realização correta de exames de diagnostico e rastreamento. Pois o excesso de exames também pode ser fator de risco.

Segue as orientações do Ministério da Saúde para realização de rastreamento do câncer de colo de útero e câncer de mama.

 

Controle de câncer de colo do útero

Recomendações:

•          O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.

•          O início da coleta deve ser aos 25 anos , ou assim que iniciarem a atividade sexual.

•          Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

•          Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos