Notícia

Texto de Opinião - 23/02/2019 - A importância da rotina na Educação Infantil


Por Professora Care Fabiane Pavan

A infância é uma das fases mais importantes na formação dos indivíduos, é neste momento que ocorre o aprendizado das necessidades básicas. Para que estas crianças se tornem adultos com capacidade de organização, sabendo que há momentos certos para a realização de determinadas atividades, faz-se necessário estabelecer uma rotina. Cada  criança é um ser único desde seu nascimento, sendo assim é indispensável que a rotina seja elaborada de acordo com a faixa etária e respeitando as necessidades de cada turma.

As crianças estão em processo de formação e desenvolvimento da personalidade, estão formando sua concepção de mundo. E mesmo possuindo características próprias e únicas, esta é uma fase onde é possível molda-las, e a rotina diária traz grandes benefícios para seu desenvolvimento.

Não basta elaborar atividades diárias que eles gostam ou deixa-los decidir o que fazer, a rotina precisa ser elaborada com muito cuidado e atenção, buscando atender as necessidades da faixa etária, com a elaboração e entendimento da rotina, a criança consegue estabelecer uma relação durante o período que permanece na escola de quais serão as atividades desenvolvidas, de quais serão os passos seguidos. Essa noção e entendimento do decorrer do período, torna as crianças mais seguras, e confiantes uma vez que assim elas já tem uma previsão a respeito das atividades que serão desenvolvidas no dia até chegar o momento da saída. As crianças precisam seguir uma rotina para sentirem-se seguras e tranquilas na escola.

Na verdade a rotina nada mais é do que uma sequencia de atividades que acontecem no dia a dia, o que também auxilia o professor na elaboração de suas atividades garantindo assim aos seus alunos um atendimento de qualidade. 

CARE FABIANE PAVAN - Professora de Educação Infantil

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos