Notícia

Geral - 23/01/2017 - Rio Grande do Sul perdeu 150 mil empregos em dois anos


No ano passado, os destaques negativos foram a construção civil e a indústria de material de transporte

O Rio Grande do Sul perdeu 149.613 empregos com carteira assinada. É a soma dos dois últimos anos do levantamento do Ministério do Trabalho.

 

Em 2016, foram 54.384 vagas fechadas.  Já em 2015, foram 95.229.

 

A construção civil foi o primeiro setor a sentir. Em seguida, a indústria. Até que chegou no comércio e então no setor de serviços.

 

No ano passado, os destaques negativos foram a construção civil, que cortou mais de 10 mil postos de trabalho, e a indústria de material de transporte, com quase 9 mil empregos a menos no fechamento de 2016. Indústria metalúrgica e varejo não ficaram muito atrás, cada segmento cortando mais de 5 mil vagas, assim como serviços de alojamento, alimentação e reparação.

 

Mas, para 2017, a previsão é de saldo positivo. Mesmo que ainda longe de recuperar as vagas perdidas. No levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, a projeção é fechar este ano com geração de 6,4 mil empregos.

 

Mas, para voltar a contratar, os empresários precisam sentir mais segurança na retomada da economia. Assim como demoraram a demitir, vão esperar para recontratar.

 

Fonte: Acerto de Contas / Rádio gaúcha

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos