Notícia

Polícia - 23/01/2012 - Agricultores Brasileiros que vivem no Paraguai estão vivendo momentos de tensão


Inúmeros gaúchos e até mesmo crissiumalenses passam por momentos conturbados com invasores de terras

 

Por indicação do sempre colaborador do site Guia Crissiumal Cleomar Schwingel nesta segunda-feira (23) chegamos ao conhecimento de que agricultores brasileiros, alguns deles de nossa região, estão passando por momentos de tensão no Paraguai. Veja abaixo duas reportagens da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu sobre a situação (www.radioculturafoz.com.br):

Conflito entre brasiguaios e campesinos impede plantio


Agricultores da colônia brasileira de San Carlos, a 100 quilômetros de Cidade do Leste, no Paraguai, foram impedidos por sem-terras (campesinos), nesta quarta-feira (19), de iniciar o preparo da terra para o plantio. Os invasores impediram que produtores entrassem nas terras com o maquinário agrícola, o que gerou conflito entre campesinos e policiais. Com a ação, cinco pessoas foram detidas e uma ferida.

Os campesinos fortemente armados, fecharam uma rua do local para evitar que os brasiguaios entrassem na própria propriedade. A polícia só começou a repressão após uma decisão judicial e de esperar por cerca de cinco horas para que a situação se acalmasse. As autoridades usaram balas de borracha na tentativa de conter os ocupantes.

Os brasiguaios possuem uma ordem judicial que autoriza o início dos trabalhos, mas devido aos constantes conflitos até agora não foi possível arar a terra. O advogado dos agricultores culpa o Ministério do Interior do Paraguai, de não tomar uma providência para solucionar o impasse.
 

 

Campesinos destroem plantação e atiram contra prefeita de Santa Rosa del Monday

Sem-terras paraguaios destruíram neste final de semana uma plantação de soja na colônia brasileira de Ñacunday na cidade de Santa Rosa del Monday, à 70 quilômetros de Cidade do Leste, tentando ainda contra a vida da prefeita María Victoria Salinas e o advogado dos agricultores, Alfredo Romero. No local, cerca de cinco mil camponeses invadiram parte das propriedades com a intenção de tomar as terras dos colonos brasileiros. Eles alegam o restabelecimento da soberania no país.

Armados com escopetas, revólveres, machados e pedaços de pau, os sem-terras, chamados de campesinos, estão acampados as margens de uma estrada rural que divide as propriedades de brasileiros que há cerca de 40 anos produzem no local.
A camioneta em que a prefeita e o advogado estavam foi atingida por um disparo de arma de fogo. Ao tentar fugir do local, o veículo foi atacado pelos campesinos que quebraram o pára-brisa. María Victoria Salinas responsabiliza os enfrentamentos entre brasiguaios e campesinos, á conivência do presidente Fernando Lugo.

As terras ocupadas por brasileiros foram abertas na ditadura do então presidente paraguaio Alfredo Strossner, que com o objetivo de iniciarem a agricultora no sul do país vzinho. Hoje, cada hectare de terras chega a custar 10 mil dólares.

Fonte: www.radioculturafoz.com.br / Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos