Notícia

Curiosidades - 22/12/2018 - Moradora de Lajeado Crissiumal cultiva flores da espécie Estrela de Natal


Planta anuncia a chegada do Natal

Uma planta chama a atenção na época de final de ano no início do verão. É a flor conhecida como Estrela de Natal.

A internauta do Guia Crissiumal Carmem Kipper de Lajeado Crissiumal, interior de Crissiumal cultiva as plantas há alguns anos e destacou que nesse ano elas voltaram a desabrochar lindas, como mostram as fotos que ela nos enviou.

Conheça mais sobre a planta:

NOME CIENTÍFICO: Scadoxus multiflorus (Martyn) Raf.

SINONÍMIA: Haemanthus multiflorus Martyn, Haemanthus tenuiflorus Herb., Haemanthus katharinae.

NOMES POPULARES: Flor-de-natal, lírio-de-natal, estrela-de-natal, lírio-sangu-salmão, coroa-imperial, diadema-real.

CICLO DE VIDA: Anual.

Características: Sua espetacular floração é uma enorme esfera consistindo em até 200 flores,afastadas da folhagem no fim de um caule solitário. Cada flor produzirá uma única inflorescência por ano, excetuando-se raras exceções. Sua florescência dura de 1 a 2 semanas, florescendo no final do verão a início do outono (Dezembro a Março), daí vem o seu nome, por ser a planta que anuncia a chegada do Natal.

Cultivo: Planta originária da África e pode ser cultivada em todo o país em ambientes de pleno sol, podendo florescer também em ambientes de meia-sombra.É sensível a geada e não recomenda-se o seu cultivo em regiões com temperaturas mínimas de -1 a 4°C. Solos bem drenados.

Propagação: A sua propagação é feita através da divisão dos bulbos. As mudas dessa planta são comercializadas em bulbos ainda dormentes ou em vasos com mudas já desenvolvidas e iniciada a floração.

Curiosidade: Essas plantas são consideradas tóxicas, sendo utilizadas em alguns países da África misturada com outras plantas como um forte veneno. O bulbo também é usado para o tratamento de sarnas e feridas mal curadas.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos