Notícia

Texto de Opinião - 22/12/2016 - A importância das férias escolares


Por Elisandra Jaqueline Rehbein, Professora de Educação Infantil

As férias escolares são essenciais tanto para os professores como para os alunos. Para os professores, é necessário as merecidas férias para recompor as energias e a mente. Para as crianças as férias são essenciais para um bom desenvolvimento, além de uma ocasião ideal para reorganizar os pensamentos. Saber que uma etapa termina e você tem um merecido tempo de descanso para retomar uma nova etapa seguinte.

 

Esse período deve ser dedicado ao descanso da rotina escolar. Mas não deve ser motivo ou desculpa para a criança ficar o tempo todo em frente à TV ou a internet, mesmo em período de férias, a necessidade de impor limites para as crianças continua.

 

Psicólogos explicam que as férias se tornam uma ocasião para fazer atividades que no dia a dia, não serão possíveis, como brincadeiras e passeios. Uma dica dada por eles para os pais é que estes conversem com seus filhos e lhes questionem o que eles gostam de fazer para não cair no erro de envolver as crianças em atividades que agradem mais os pais dos que as crianças.

 

Para os pais que ainda estão na rotina de trabalho pode se reservar os fins de semana para fazer atividades diferentes do dia a dia, como por exemplo: um passeio, um piquenique, um chimarrão na praça, etc.. O importante é que esses momentos sejam prazerosos para toda a família. 

 

Outra opção é receber os amigos em casa. Os pais podem combinar entre si. Dependendo da idade, a própria criança poderá programar as atividades: locação de filmes, brincadeiras, jogos variados, passeios de bicicleta, banhos de piscina, acampamento na sala, noite do cinema. 

 

Durante as férias da para fazer bastante coisa, mesmo em casa. O importante é usar a criatividade e a imaginação para garantir a diversão. Boas férias a todos. 

 

Elisandra Jaqueline Rehbein

Professora de Educação Infantil.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos