Notícia

Esportes - 22/11/2013 - O resumo do maior título da história do Tupi FC na cobertura do Guia Crissiumal


Site esteve presente na maioria dos jogos em Crissiumal e fora da cidade

Toda grande conquista tem uma bonita história e no Tupi FC não poderia ser diferente. Eu, ClecioRuver, proprietário e redator do site Guia Crissiumal, escrevo-lhes a visão do nosso portal, que esteve presente com fotos e filmagens em praticamente todos os jogos do rubro-negro na campanha do título da Segunda Divisão Gaúcha, alcançado no último domingo.

 

Antes tenho que agradecer a Douglas Atkienson, Leila Ruver e Aline Ruver, além das outras pessoas que proporcionaram as imagens de nossas coberturas. Um agradecimento especial também aos colegas dos demais veículos de comunicação que fizeram a cobertura dos jogos do Tupi, lembrando sempre da parceira Rádio Metrópole de Crissiumal, da qual fizemos parte da equipe esportiva da Rádio Gol da região.

 

Tupi FC – A História do Pequeno Gigante

 

Depois da sua corajosa volta ao futebol profissional em 2012, pela iniciativa de algumas pessoas, especialmente Fabricio Schwingel Canabarro e Paulo Moacir Haas, aonde o acesso não veio depois de uma eliminação nos pênaltis em Garibaldi, o Tupi FC conseguiu iniciar o planejamento para 2013 mais estruturado, Paulo Henrique Marques, treinador muito competente, que havia feito boa campanha em 2012 continuou no clube.

 

Marques chegou ao início do ano, quando acompanhou a peneira realizada pelo clube e testou vários jovens que acabaram compondo o elenco da equipe na disputa da competição. Em julho, em um grande jantar, os rubro-negros receberam os atletas contratados com euforia, para começar mais uma caminhada.

 

Os treinamentos foram intensos, sob comando da Comissão Técnica, Treinador Paulo Henrique Marques, Preparador Físico Fernando Antes e Preparador de Goleiros Beto Hinterholz, o Tupi trabalhou forte por cerca de um mês, focado no jogo de estreia.

 

O primeiro e único jogo treino aconteceu no dia 27 de julho, em Santo Augusto, contra a seleção local, onde apesar da forte marcação do adversário, o Tupi venceu por 2 a 1, jogando bem, com dois gols do atacante Serjão, ambos de cabeça.

A estreia na segunda Divisão, no dia 04 de agosto, foi frente ao torcedor, que esteve em grande número no estádio Rubro-Negro, onde diante do Sapucaiense o Tupi FC venceu pelo placar de 2 a 0, com gols do zagueiro João Carlos depois de cobrança de escanteio e do atacante Rodrigo Zeferino cobrando falta.

Três dias depois o Tupi voltou a campo em Marau, diante do FC Marau, o time jogou bem mais uma vez, esteve muito perto de vencer, já que saiu na frente com um gol do volante Róbson, mas o interminável Sandro Sotilli de pênalti acabou empatando.

No dia 11 de agosto o time mais uma vez jogava frente ao seu torcedor, e em um jogo muito complicado e de arbitragem confusa, o Tupi FC venceu o Nova Prata por 3 a 1. Serjão abriu o marcador, mas Eder Ceccon empatou ainda no primeiro tempo. A vitória veio somente nos acréscimos, quando o adversário tinha dois atletas a menos, Rodrigo Zeferino de pênalti e Juninho Oliveira decretaram a vitória, no jogo mais difícil até então.

A primeira derrota veio no domingo seguinte (18/08), com o jogo na distante Santana do Livramento, onde o time não jogou bem e levou 1 a 0 do 14 de Julho. Michel marcou o único gol e Josemar ainda defendeu um pênalti.

A semana seguinte foi de cobrança e o resultado seguinte foi épico, no jogo mais emocionante da competição, onde só a vitória interessava para a classificação, num dia que teve até neve na fria e chuvosa Bagé, o Tupi iniciou com mais uma defesa de pênalti do seu goleiro Josemar, jogava melhor quando saiu perdendo com um gol de Max de cabeça, empatou com um golaço de Serjão depois de lançamento de Rodrigo Zeferino e no apagar das luzes, aos 49 minutos da segunda etapa, quando o empate parecia definitivo, dois jogadores que vieram do banco decidiram a partida, Giovani arrancou pela direita, chutou forte, Luli espalmou e Juninho Oliveira no rebote, mandou para a rede, na primeira vitória do Tupi fora de casa desde 2006.

Depois vinha a necessidade de manter os 100% em casa, diante do perigoso Palmeirense, no dia 29 de agosto. A vitória veio, com um primeiro tempo tranquilo e 2 a 0, gols de Saulo (golaço) e Serjão cobrando pênalti. No segundo tempo o time de Palmeira das Missões pressionou muito, descontou com Jonatã e por pouco não empatou a partida.

No último jogo da fase classificatória do 1º turno, já no início de setembro, o Tupi foi a Garibaldi, a torcida Índio Guerreiro literalmente invadiu o estádio Alcides Santa Rosa, dois jogos paralelos interessavam ao rubro-negro na busca pela classificação, o campo encharcado não oferecia condição nenhuma e em um lance isolado o Garibaldi venceu o jogo por 1 a 0, mas felizmente, em Marau o TAC perdeu por 1 a 0 e o Tupi acabou se classificando em segundo lugar no grupo.

Nas semifinais foi adversário do Tupi o FC Marau de Sandro Sotilli e Alagoano, mas o Rubro-Negro passou sem sustos. No jogo de ida em Crissiumal, na reestreia do zagueiro Caçapa, 3 a 0 imponentes, onde o Tupi atropelou o Marau, Cléberson, Rodrigo Zeferino e Bruno Flores marcaram, numa quarta-feira fria, com um bom público no estádio.

No jogo de volta, com o Carlos Bebber lotado, o Marau pressionou muito, mas em dois contra ataques, Bruno Flores e Rodrigo Zeferino decidiram a partida e a classificação do Tupi.

Na partida de ida da grande final, que definiria o primeiro time a conseguir o acesso, Sapucaiense x Tupi fizeram um grande jogo, com alternância no placar e emoção até o fim. O Tupi saiu na frente logo no início com o decisivo Rodrigo Zeferino, Brida e Fábio Alemão em duas oportunidades viraram para o Sapuca, e quase no final, depois de grande jogada de Bruno Flores e Róbson, Serjão marcou um importantíssimo gol para o Tupi, descontando para 3 a 2. Rodrigo Zeferino foi expulso, em um jogo de várias polêmicas na arbitragem.

No dia 18 de setembro Crissiumal parou, o Estádio Rubro-Negro pulsou com quase 2000 espectadores, clima de festa para o Tupi buscar o título do primeiro turno e do acesso a Série A2. E tudo deu certo. Já no primeiro tempo os santo augustensesCléberson e João Carlos abriram o placar para o rubro-negro crissiumalense. No segundo tempo o placar foi administrado e no final a conquista foi comemorada no estádio e nas ruas de Crissiumal, em uma festa inigualável.

No returno o Tupi FC não teve elenco para suportar a sequência de jogos. Jogou bem em todas as partidas, mas acabou eliminado, a sequência de jogos foi a seguinte:

 

A primeira partida foi em Rio Grande, com derrota para o time mais velho do Brasil por 2 a 1. O Tupi saiu perdendopor 2 a 0 em um começo ruim, Róbson ainda diminui, mas o jogo acabou mesmo em 2 a 1.

O Milan desistiu da competição, o segundo jogo foi cancelado, no final da fase o Tupi receberia os pontos.

 

No segundo jogo o clássico diante do TAC no Estádio Rubro-Negro, o Tupi sentia a falta de Serjão (dispensado) e Rodrigo Zeferino suspenso, com o ataque descontado, o Tupi foi melhor, mas não saiu do 0 a 0.

A única vitória em campo veio diante do Bagé, em um show de Sampaio (dois gols) e Amaral (um gol), o Tupi venceu por 3 a 1, no jogo de menor público no ano no estádio rubro-Negro.

Diante do Guarani de Venâncio Aires, um dos times mais fortes da competição, o Tupi foi melhor, mas desperdiçou muitos gols e em um contra ataque Alexandre marcou o único gol do jogo, decretando a vitória dos visitantes.

Precisando de um empate em Campo Bom, muito desfalcado o Tupi massacrou o 15, mas perdeu chances incríveis. Em um lance lotérico, aos 45 minutos do segundo tempo, quando o 15 tinha até o goleiro na área, saiu o gol do time da casa através do zagueiro Serjão, o 15 venceu por 1 a 0 e o Tupi acabou eliminado.

Pelas circunstâncias e lesões na equipe a eliminação acabou sendo boa, jogadores e comissão técnica descansaram e trabalharam forte focados na decisão da competição, o que acabou sendo uma vantagem da equipe diante do adversário a Associação Nova Prata.

 

As finais então vieram. No primeiro jogo em Nova Prata, um jogo de lá e cá, onde Eder Ceccon perdeu um gol incrível e Josemar salvou o Tupi em algumas oportunidades, mas em dois contra ataques bem armados, Giovani e Róbson decidiram a favor do Tupi, que ainda teve oportunidades de aumentar, com os 2 a 0 uma boa vantagem estava arrumada para o jogo de volta.

Na grande decisão, em 17 de novembro, o Tupi conquistou ao natural o título mais importante de sua trajetória de 64 anos. Ainda no primeiro tempo em grande jogada de Rodrigo Zeferino, Giovani, o homem decisivo e iluminado das finais, abriu o marcador no primeiro tempo. Para delírio dos rubro-negros Sander aumentou para 2 a 0 e o artilheiro do time Rodrigo Zeferino marcou o 3 gol. Nem o gol de desconto de Vandré do Nova Prata foi sentido e em menos de dois meses Crissiumal estava em festa de nova. Tupi Campeão da Segunda Divisão.

O Guia Crissiumal parabeniza toda a nação rubro-negra, a torcida Índio Guerreiro, a direção, Marroni (presidente), Piti (vice), Paulinho (diretor de futebol), Fabrício (gerente de futebol) e demais, pela histórica conquista.

 

Também parabenizamos os competentes e brilhantes Paulo Henrique Marques (Treinador), Fernando Antes (Preparador Físico), Beto Hinterholz (Preparador de Goleiros), Pelezinho (Roupeiro) e Augusto Parode (Auxiliar). Igualmente os competentes Carlos Rodrigo Grun (médico) e Fabricio da Silva (Fisioterapeuta).

 

Sem esquecer deles, os principais artistas deste show: Josemar Super Shrek (goleiro), índio Guerreiro Sampaio (lateral), Gigante Saulo (zagueiro), João Carlos Xerife (zagueiro decisivo e artilheiro), Sander velocista Bolt (lateral), Capitão Amaral (volante), Róbson Pitbul (volante que marcou 3 gols no campeonato), Cléberson Liso Jundiá, Bruno Maestro Flores, Rodrigo Artilheiro Zeferino, Serjão Tanque, Diego (goleiro e líder de vestiário), Caçapa (zagueiro, que deixou seu trabalhopara ajudar o clube), Diogo Alemão (zagueiro, o único de Crissiumal a jogar), Abusado (lateral), Rafinha (meia), Grégory (sempre uma boa opção na marcação, volante), Juninho Oliveira (meia atacante decisivo, com dois gols muito importantes), Anderson, Giovani (O iluminado atacante, melhor em campo e autor de gols nas duas partidas finais), Dagoberto (não chegou a jogar, mas representa o futuro do clube), Maicon (goleiro), e demais, que não chegaram a jogar, mas foram importantes para o clube.

 

Para conquistar o inédito título o Tupi FC foi o clube que mais viajou na competição, fazendo 4073 quilômetros nos 9 jogos foram de Crissiumal.

 

Agora, resta esperar o próximo ano, torcendo para que nos bastidores o Tupi se fortaleça, e dispute a Série A2, mantendo acesa a chama do futebol crissiumalense.

 

Um grande abraço amigos.

Clecio Ruver

Guia Crissiumal

 

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos