Notícia

Esportes - 22/09/2011 - Loco Abreu marca e Grêmio leva 1 a 0 do Botafogo no Olímpico


Sob o comando de Celso Roth, Tricolor perdeu a invencibilidade em casa

 

Terminou a invencibilidade do Grêmio em casa sob o comando de Celso Roth. Com o objetivo de conquistar mais uma vitória no Olímpico, na noite desta quinta, pela 25ª rodada do Brasileirão, a equipe não conseguiu passar pelo Botafogo, que se defendeu bem e aproveitou a principal oportunidade que teve para vencer por 1 a 0, com gol de Loco Abreu no segundo tempo.

Apesar da derrota, o Grêmio continua em 13º lugar na tabela, com 30 pontos. Já o Botafogo é terceiro, com 44. Na próxima rodada, o Tricolor vai a Florianópolis enfrentar o Avaí.





Tentativas e nada de gol

O Grêmio tentou mais, diversas vezes, mas não acertou o gol. No primeiro tempo, foram 10 finalizações erradas, contra apenas uma do Botafogo, que foi mais um cruzamento do que uma conclusão. E o número de tentativas dá o tom do que foi o jogo nos 45 minutos iniciais, que teve domínio da equipe da casa.

Assim que o juiz apitou foi o Botafogo que assustou. Duas vezes seguidas o time de Caio Júnior conseguiu subir ao ataque pelas laterais. Primeiro pela direita, depois pela esquerda. Em uma delas Lucas cruzou, mas ninguém apareceu na área para a conclusão. Na outra, Cortês rolou e a bola passou por Herrera e Loco Abreu. Sorte do Grêmio.

Depois disso, só deu Tricolor. O problema foi que a maioria das tentativas foi de fora da área, sem balançar as redes – a não ser pelo lado de fora. O primeiro a arriscar de longe foi Escudero, aos seis. Ao mesmo estilo, Douglas tentou aos 11, e Jefferson defendeu. Um minuto depois, André Lima finalizou pela primeira vez, e aí de dentro da área. O centroavante recebeu bola rolada de Marquinhos, veio de trás e chutou para fora.

O jogo seguiu com o domínio gremista, e mais chutes de longe. Rochemback, Marquinhos, Douglas de novo, Fernando... Tudo para fora ou com defesas de Jefferson. Até que, aos 35, André Lima novamente concluiu de dentro da área, de cabeça, após cruzamento de Escudero pela esquerda. Também para fora.

Pouco depois, Fernando levou cartão amarelo por falta dura. Foi o terceiro do volante, que dará lugar provavelmente a Gilberto Silva contra o Avaí na próxima rodada, na Ressacada.

Antes do intervalo, Douglas cobrou uma falta da entrada da área que desviou na barreira antes de sair. No escanteio batido por Marquinhos, Rafael Marques escorou de cabeça para fora, e terminou o primeiro tempo.


Foto: Mauro Vieira

 


Segundo tempo

Caio Júnior agiu no intervalo. Fez duas substituições: Saíram Lucas e Herrera e entraram Alessandro e Felipe Menezes. O Grêmio voltou com a mesma escalação. Fernando, que saiu de campo com algumas dores, retornou sem problemas.

Como no primeiro tempo, quem começou melhor foi o Botafogo. E da mesma forma, o Grêmio logo se recuperou. A principal dificuldade, no entanto, era penetrar na área, devido ao grande bloqueio defensivo da equipe carioca. Então, o jeito era continuar chutando de fora da área. Rochemback fez isso aos seis, e Jefferson defendeu.

Parecendo um pouco nervoso, o ataque do Grêmio vacilou aos 10. André Lima e Escudero não se entenderam na entrada da área. Os dois chutaram prensado nos marcadores e perderam a chance. No banco, Celso Roth esbravejava com o lance. No contra-ataque, a bola chegou até Felipe Menezes, que tentou de fora da área e mandou para fora, sem perigo para Victor.

Depois de André Lima cair na área e pedir pênalti que o juiz não dei, o ogo seguiu. Aos 16, uma bela oportunidade, que por pouso não entrou. Douglas, de longe, alçou a bola na área. Marquinhos, lá dentro, subiu para o cabeceio em direção ao gol. Mas lá estava Jefferson para pegar mais uma.


Gilberto Silva volta ao time

Com dores no tornozelo, Fernando não aguentou. E, antecipando o que aconteceria naturalmente na próxima rodada, deu lugar a Gilberto Silva durante a partida. O Botafogo encontrava espaço, aos poucos, e ameaçava chegar.

Por duas vezes consecutivas, lançou bolas na área do Grêmio, que a defesa cortou. Mas, depois disso, não teve jeito. A bola finalmente entrou. Mas não foi para o time que mais tentou, e sim para o mais objetivo.


Loco Abreu faz o dele

Aos 21 minutos, Loco Abreu, que estava meio apagado em campo, apareceu. Maicosuel fez boa jogada e lançou para o uruguaio, que escapou da marcação e, livre, completou.

Com a desvantagem no placar, Celso Roth resolver modificar a equipe. Trocou dois ao mesmo tempo: André Lima deu lugar a Brandão e Marquinhos a Miralles. Mas o Grêmio continuou pecando nos ataques, tocando muito a bola em vez de colocar bolas na área. O “ferrolho” do adversário atrapalhava os planos.

Correndo atrás do prejuízo, o Grêmio tentou fazer pressão. Como na maioria das vezes, com chutes de fora da área. Gilberto Silva deu uma pancada aos 33, de longe, que desviou na defesa do Botafogo antes de sair pela linha de fundo. Dois minutos depois, finalmente mais um cruzamento, desta vez de Miralles, que encontrou Brandão. Mas ele chutou por cima.

O tempo passava, o Grêmio errava, e parecia que a situação não iria mudar. A torcida, um pouco impaciente, ensaiava algumas vaias. Mas o Tricolor bem que tentava.

Aos 42, uma grande defesa de Jefferson impediu o empate. Miralles lançou Douglas, e o camisa 10 chutou da entrada da área. O goleiro do Botafogo tirou bem. No rebote, o argentino ainda tentou completar, mas não chegou a tempo.



Foto: Mauro Vieira


Os minutos finais tiveram clima de tensão. O Grêmio indo ao ataque “de qualquer jeito”, e o Botafogo se defendendo. Uma sequência de três escanteios também não foram suficientes para igualar o placar. Na última delas, aos 45, o goleiro Victor se mandou para a área adversária. Mas nada conseguiu fazer.

A cada contra-ataque do Botafogo, mais tensão. Aos 48, Cortês acertou um bom chute, que Victor conseguiu afastar pela linha de fundo. O escanteio foi cobrado, e o juiz apitou o fim do jogo.

Com o resultado, o Grêmio perdeu a invencibilidade em casa sob o comando de Celso Roth.



Ficha do jogo

Grêmio (0)
Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Fernando (Gilberto Silva), Marquinhos (Miralles), Douglas e Escudero; André Lima (Brandão).
Técnico: Celso Roth.

Botafogo (1)
Jefferson; Lucas (Alessandro), Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Cortês; Lucas Zen, Renato, Elkeson, Maicosuel (Everton); Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu.
Técnico: Caio Júnior.


Brasileirão 2011, 25ª rodada
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre.
Horário: 20h30min.
Arbitragem: Alício Pena Júnior, auxiliado por Helberth Costa Andrade e Kléber Lúcio Gil (trio mineiro).
Gols: Loco Abreu, aos 21min do 2º tempo (Botafogo).
Cartões amarelos: Lucas, Herrera e Jefferson (Botafogo); Fernando e André Lima (Grêmio).
Público total: 17.324.
Renda: R$ 239.410,50.



Próximos jogos:
25/09 - Avaí x Grêmio
02/10 - Grêmio x Cruzeiro

 

CLICESPORTES

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos