Notícia

Política - 22/05/2018 - Temer desiste de candidatura e anuncia apoio a Henrique Meirelles


Presidente fez o comunicado em evento do PMDB

O presidente Michel Temer anunciou nesta terça-feira, em evento do PMDB em Brasília que não disputará à Presidência da República e apoiará a candidatura de seu ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “Chamamos você, Meirelles, para ser presidente do Brasil”, disse. "Que você seja o único candidato de centro a continuar o que começamos."

Temer decidiu apoiar publicamente Meirelles nos últimos dias e Temer disse a dirigentes do partido que tornaria público o endosso na cerimônia de lançamento do documento “Encontro com o Futuro”, para deixar clara a desistência de concorrer a novo mandato e fazer um aceno público na direção de Meirelles.

O PMDB realizou evento em conjunto com a Fundação Ulysses Guimarães, braço político da sigla, na sede do partido, em Brasília, na qual lançou o documento. Mais cedo, no lançamento do documento, o ministro Moreira Franco (Minas e Energia) culpou o ambiente político-parlamentar pela não conclusão de algumas propostas do "Ponte para o Futuro", carro-chefe do PMDB na gestão Temer.

 

Meirelles no PMDB

 

Henrique Meirelles oficializou sua filiação ao PMDB em abril. Meirelles negociou sua filiação ao partido diretamente com Temer, que abonou a ficha de filiação de Meirelles junto com o presidente nacional do partido, senador Romero Jucá (RR). Ele decidiu mudar de legenda após não conseguir apoio para uma candidatura ao Palácio do Planalto de seu antigo partido, o PSD, que deve apoiar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, presidenciável pelo PSDB.

Em discurso, Jucá ressaltou o trabalho de Meirelles à frente da Fazenda nos últimos dois anos. Disse que graças à "competência" do ministro e o "comando político" de Temer, o governo conseguiu conduzir o País da melhor forma possível e fazer coisas "inimagináveis", que garantiram a recuperação da economia brasileira, mesmo com "tormentas, ataques e especulações".

"Meirelles se coloca à disposição do partido para somar esforços e fazer com que tenhamos condições de ganhar as eleições. Temos muito em jogo nessas eleições de 2018 e é por isso que o MDB tem que ter candidatura. Temos que defender um legado, temos que buscar um caminho que faça com que o que foi alcançado até agora não se perca", afirmou Jucá, que é líder do governo no Senado.

 

Fora do Ministério da Fazenda

 

No dia 6 de abril,  Henrique Meirelles, confirmou que estava deixando o ministério. O atual secretário-executivo da pasta, Eduardo Guardia, assumiu o cargo. "Hoje encerro um ciclo muito importante na minha vida. Sempre me coloquei a serviço do Brasil independentemente de partido ou governo. Tenho bastante orgulho de ter ajudado o País a sair de crises importantes e sérias em dois momentos diferentes", afirmou.

 

Fonte / Foto: Correio do Povo

Postado: Leila Ruver
Vídeos