Notícia

Educação - 22/03/2019 - Garra, força e graça: as características da mulher para protagonizar carreiras de sucesso


Matéria da FAHOR

A psicóloga Aline Atayde Vernier foi a convidada para uma noite de reflexão sobre o Dia da Mulher na FAHOR. A psicóloga Aline trouxe algumas reflexões sobre o protagonismo da mulher na carreira profissional, durante uma fala aos estudantes dos oito cursos de Graduação da FAHOR, numa atividade promovida pelo Núcleo da Sociedade de Mulheres Engenheiras – SWE FAHOR, com apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico  e Direção da FAHOR.

A psicóloga destacou o aspecto versátil  da mulher, pois geralmente ela desempenha diversos papeis e no seu dia a dia precisa equilibrá-los. “Temos muitos exemplos perto e longe de nós que mostram que a mulher hoje, ela precisa ter garra, ter força e graça para atingir seus objetivos, para realizar seus sonhos. E digo que a mulher que tem um apoio, vai muito longe, realiza grandes coisas na vida. Esse apoio pode ser da família, pode ser dos amigos e pode sim, ser do seu companheiro. Por isso eu reforço aos homens, que se disponham a auxiliar nas tarefas de suas companheiras. Muitas vezes a mulher quer abraçar o mundo por ter esse senso de responsabilidade, de achar que tudo é seu dever, quando ela pode dividir esses fardos e levar uma vida mais leve, sem se cobrar tanto. E essa é uma tarefa da mulher também: pensar mais em si mesma”, comentou a psicóloga.

Aline trouxe para os estudantes alguns nomes de mulheres que fizeram grandes descobertas na ciência, na tecnologia e que foram protagonistas de muitas mudanças no mundo, colaborando para o desenvolvimento. Mas também apresentou  o relato e depoimentos de colaboradoras e estudantes da FAHOR que desempenham diferentes papeis no dia a dia e que às vezes, seus exemplos de garra, força e graça passam despercebidos. “Que bom que temos exemplos de grandes conquistas das mulheres hoje em dia, em diversas áreas. E se eu estou aqui falando para vocês ou se hoje existem mulheres sendo ouvidas no mundo inteiro é porque muitas foram caladas. Mas também, compartilhamos as histórias de grandes mulheres que estão ao nosso lado e que também fazem a diferença na vida daqueles que estão ao seu redor” .

Durante a Semana da Mulher os estudantes também foram desafiados a escrever o que é “Ser mulher, hoje”. Os acadêmicos escreveram em frases e palavras o significado do “ser mulher” em post-its que foram fixados num quadro. As mensagens dos estudantes está em exibição no hall do Centro Administrativo, para que o tema tenha espaço e seja discutido durante todo o mês de março no Campus.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos