Notícia

Agricultura - 22/03/2017 - Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio-ambiente reafirma parceria com o SENAR e orienta agricultores de Nova Candelária


Aprendizagem rural e o fortalecimento do agricultor

Buscando o fortalecimento do agricultor e o aperfeiçoamento de técnicas que facilitam e melhoram a qualidade de seus serviços, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio-ambiente de Nova Candelária, fortaleceu no município a parceria entre a Prefeitura e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. 

 

O foco inicial foi o manejo de ordenha e qualidade do leite, que teve como orientador o veterinário da Unitec, Valmor Rubin. Valmor, juntamente com o Secretário da Agricultura Mario Schneiders, visitou algumas propriedades que trabalham com a produção do leite, visando analisar e orientar os produtores na melhor forma de trabalhar, manter a higienização, refrigeração e outros pontos, que agregam qualidade aos seus produtos. 

 

Conforme o veterinário Valmor, o serviço é eficaz, pois divide-se em teoria e prática. “Visitamos as propriedades, pois sabemos que as empresas pagam para o produtor de acordo a qualidade do leite, ou seja, analisam a gordura, proteínas, nível de CCS (mastite e infecção de ubre), CBT (contagem de bactérias), a maneira que ocorre o resfriamento e outros aspectos que interferem no preço final, por isso, buscamos orientar da melhor forma possível, para que os produtores alcancem melhores níveis de qualidade”, comentou Valmor.

 

Na propriedade do casal Vanderlei Rodrigues da Silva e Sandra Berwanger, a visita foi avaliada como excelente, pois destacaram pequenos pontos que são de fácil controle do produtor, mas que auxiliam muito, principalmente no processo de ordenha. De acordo com o casal, detalhes como a regulagem do pulsador da ordenha, que deve estar em 60 pulsadas por minuto, ou uma por segundo, com pequenas variações, fazem com que a qualidade melhore, e isso, segundo eles, é extremamente positivo. “Outro detalhe importante que devemos ressaltar é a avaliação nutricional do animal. Avaliamos a dieta e com isso identificamos problemas decorrentes da alimentação, como índice de acidez, entre outros aspectos”, complementou o Veterinário. Dos pontos positivos, destaca-se que a visita técnica visa orientar o produtor a partir da demonstração, a controlar sua produção de forma positiva, que agregue qualidade ao leite. 

 

Esta primeira etapa do curso foi vista de forma positiva pelos produtores, que ficaram entusiasmados com a metodologia de trabalho. Aos que se interessarem pelo projeto, podem solicitar participar das turmas, inscrevendo-se na Secretaria da Agricultura de Nova Candelária. No mês de maio mais 12 produtores receberão o curso com visitas técnicas.

 

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária

Postado: Leila Ruver
Vídeos