Notícia

Texto de Opinião - 22/03/2017 - Ganhar ou perder - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Competições, disputas, concorrências. Todo mundo quer ser vencedor. Quando está em questão apenas um título ou prêmio haverá só um vencedor. É importante saber ser vencedor ou perdedor.

 

Na vida é importante ser lutador. O ser humano que luta para conquistar o seu espaço está motivado durante toda a vida. São as motivações que nos animam a não desanimar e nos mantem de pé. Cada momento da nossa vida é um espaço e lugar aonde mostramos se queremos ser vencedores. Cada tarefa da nossa vida é um exercício para sermos também vencedores no dia de amanhã. 

 

Vivemos num mundo de competições, há gente que luta pelo bem como também até há gente que luta pelo mal. Existem os que querem ser os melhores. Há gente que nunca desanima, mesmo enfrentando muitas dificuldades na vida, estes são vencedores. Há também aqueles que sempre estão desanimados, como disse alguém mesmo correndo sozinhos parece que sempre chegam em segundo lugar, são como aqueles que são Paulo diz; “Muito ocupados em não fazer nada”. Faz parte da vida; “lutar para não perder”. O vivente pelo próprio instinto luta para não morrer, ou seja, luta pela vida. O mais triste de toda esta história é saber que certas pessoas perderam o gosto pela vida, se sentem fracassadas e não encontram ânimo para se levantar, perderam a esperança de serem vencedores.

 

Faz bem para cada um pensar nos talentos que recebeu de Deus. Não podemos enterrar os talentos que são verdadeiros tesouros para nós e para os outros, maiores ainda quando os colocamos à serviço. Há pessoas que só sabem ganhar como de fato não sabem perder por que não admitem que o outro seja melhor. Há também aqueles que nem sabem ganhar, pois desfazem daquele do qual ganharam. É preciso saber perder como também é preciso saber ganhar. Em toda esta história de vitórias ou perdas é fundamental a humildade. Sem dúvida o objetivo sempre é ganhar, mas como só um vence é claro que haverá um perdedor e se não é o outro só pode ser o próprio.

 

Temos que ser flexíveis lutar sempre para sermos vencedores, mas admitir que o outro nos possa vencer e mesmo sendo vencidos não nos devemos sentir derrotados na vida. A falta de paciência na derrota demonstra a incompetência de competir. Vitórias e derrotas são etapas do aprendizado para a vida. 

 

Amigo e amiga! Saibamos lutar e competir admitindo que outros sejam tão bons ou até melhores do que nós. O mais importante não é ser melhor do que outros, mas sim ser bom. Com alegria, paciência e respeito saibamos ganhar ou perder sem menos prezar a quem compete conosco. Somos vencedores ou perdedores conforme nós nos sentimos realizados na vida fazendo o bem.

 

Pe. Renato José Rohr, scj.                                                                                                                                                  

Postado: Leila Ruver
Vídeos