Notícia

Geral - 22/03/2017 - Eleitores do município de Nova Candelária devem efetuar o cadastro biométrico, até o dia 26 de abril


Biometria – A segurança dos eleitores na ponta dos dedos

Iniciou em outubro de 2015 o incentivo aos eleitores do Rio Grande do Sul, a procurarem a Justiça Eleitoral para revisão de dados e a coleta da sua biometria, que significa o cadastro da digital do eleitor, para que quando for efetuar seu voto, aumente a segurança e a praticidade da votação.

 

De acordo o site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, além desse recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor busca os atendimentos por conta própria, também está sendo realizado o mecanismo de “revisão do eleitorado”, que visa acelerar o processo de coleta de dados biométricos nos municípios.

 

Nesses casos o TRE define um período em que o eleitor é obrigado a comparecer para regularização, sob pena de ter seu título cancelado. Esse processo de revisão já foi concluído em 326 municípios. Em outros 98 o processo teve, ou ainda terá, início em 2017.

 

A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do estado, para as eleições de 2022.

 

No município de Nova Candelária, o início da revisão biométrica foi no dia 06 de março, como já foi divulgado, com o prazo máximo para o dia 26 de abril de 2017, conforme o edital publicado pelo Cartório Eleitoral de Três de Maio. 

 

Em contato com o Cartório, questionou-se quais os principais pontos positivos do cadastro biométrico. Em resposta, citaram a segurança do eleitor durante o processo de votação. “A utilização destes dados biométricos para confecção do Documento Único também é um aspecto positivo, que está com projeto em tramitação na Câmara do Deputados, cuja intenção principal é a de que ao nascer o eleitor seja registrado em um único cadastro, concentrando-se todas as informações em um cadastro nacional. Assim abrangeria RG, CPF, título de Eleitor e outros”, afirmou Luiz Carlos Toebe, Chefe de Cartório de Três de Maio.

 

Todos os eleitores em situação regular, que ainda não cadastraram sua biometria, deverão comparecer até o dia 26 de abril, para evitar futuras complicações. “Quem não cadastrar, terá seu título cancelado, podendo ter problemas com o CPF, impossibilitando alguns processos bancários, participação de licitações e não terá a quitação eleitoral”, alertou Luiz Carlos.

 

Para efetuar o cadastro, é necessário que o eleitor leve consigo seu RG (Carteira de Identidade) ou a Certidão de Nascimento, CPF, Título de Eleitor e um comprovante de vínculo com o município, como um recibo de luz, água, telefone, etc.

 

O eleitor de Nova Candelária, deve dirigir-se até o Cartório Eleitoral de Três de Maio até o dia 26 de abril, para regularizar sua situação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h00min às 19h00min, na Av. Senador Alberto Pasqualini, 310. Dúvidas podem ser sanadas pelo fone: (55) 3535-1644.

 

Dalvane Rafael -  Assessor de Imprensa e Comunicação de Nova Candelária

 

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos