Notícia

Geral - 22/03/2017 - Administração Municipal de Crissiumal tenta preservar a única brizoleta da região celeiro


A intenção é transformar a antiga escola de madeira em um museu e instalá-la numa praça da cidade



O Prefeito Municipal de Crissiumal, Roberto Bergmann esteve reunido, na tarde desta terça-feira (21), com moradores da comunidade de Esquina Uruguai, no interior do município.

 

A reunião foi convocada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a presença do prefeito, para pleitear a cedência do antigo prédio da Escola Egon Trentini, na localidade, a chamada brizoleta.

 

Após, mais de meio século, a brizoleta da localidade de Esquina Uruguai, em Crissiumal, é a única existente em toda a região celeiro. O prédio, em construção de madeira, está desativado e com sua estrutura em condições precárias. De acordo com o diretor da Escola Egon Trentini, Jorge Massmann, pequenas reformas foram efetuadas no prédio, pois uma sala é utilizada como refeitório pelos alunos, porém, não há recursos para a manutenção da brizoleta e por isso está bastante avariada.

 

O nome peculiar “Brizoleta” foi popularizado após Leonel Brizola assumir o governo do Estado, em 1959, com um programa de reestruturação da Secretaria de Educação e Cultura, instituindo, na época, o lema “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul". O programa governamental tinha como meta escolarizar toda a população entre 7 e 14 anos e erradicar o analfabetismo. Para isso, decorreu um projeto para construção de prédios escolares, com características particulares, em todos os municípios do Estado. Sendo, mais tarde, conhecidas como brizoletas.

 

A proposta do prefeito Beto Bergmann é retirar a brizoleta do local e colocá-la em uma praça pública na cidade, transformando-a em um museu, que levará o nome da localidade de Esquina Uruguai. Dessa forma garantindo a sua restauração e conservação, podendo receber recursos para melhorias.

 

Aproximadamente trinta pessoas participaram da reunião e, posta em votação, a proposta recebeu o apoio da maioria, que aprovam a intenção da Administração Municipal, de preservar o prédio da brizoleta e valorizar a memória dos moradores e ex-alunos da escola, nomeando o museu em homenagem a comunidade.

 

Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, Conselho Municipal Escolar e corpo docente, também, serão convocados para consulta e discussão do assunto, posteriormente.

 

Texto/Fotos: Andréia Queiroz – Jornalista MTB 18.171 – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos