Notícia

Curiosidades - 22/02/2020 - Internauta de Crissiumal fotografou satélites do projeto Starlink nessa sexta-feira


Satélites estiveram visíveis no Noroeste do RS

Um verdadeiro trem de Satélites foi avistado no céu do Noroeste do RS, pouco antes das 21h00min dessa sexta-feira, dia 21.

Gelson Luis Weiler trafegava de veículo na ERS 207, entre Crissiumal e Humaitá quando viu a movimentação de luzes no ceú. Ele fotografou o fato e gentilmente encaminhou as fotos à redação do site Guia Crissiumal.

Os equipamentos foram lançados no dia 29 de janeiro na Flórida, Estados Unidos. São 60 satélites que se somam aos 240 que já estão em órbita dentro do projeto Starlink, do bilionário Elon Musk. A intenção é levar internet de alta velocidade para todas as regiões da Terra, inclusive para locais remotos e de difícil acesso.

A ideia da empresa SpaceX, responsável pela iniciativa, é lançar ao espaço 1.584 satélites. Cada unidade pesa, aproximadamente, 219 quilos. Eles vão ficar em uma órbita distante 549 quilômetros do solo. Até atingirem esta altitude, os satélites percorrem um longo caminho e ficam visíveis no Brasil nas próximas semanas.

Em dezembro do ano passado, o grupo de satélites, chamado de “trem” em função da quantidade e do alinhamento, chegou a ser registrado enquanto passava pelo Vale do Rio Pardo. 

Crédito da foto: Gelson Luis Weiler

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos