Notícia

Texto de Opinião - 22/02/2017 - Um diferente-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Muitas vezes pessoas querem ser diferentes e não admitem que outros sejam diferentes. Muitas coisas por serem diferentes se tornam especiais e até mais valiosas. Não devemos recear em ser diferentes.

 

O diferente nos faz refletir, e nos faz refletir diferentemente, mesmo pensando diferentemente não quer dizer que sejamos contrários. Até na natureza o diferente convive. Até num mesmo pé de rosas há espinhos e flores, as rosas sempre sobressaem e isto é importante. O importante é que o bem sempre sobressaia, mas, é importante sabermos conviver para sermos sal e luz no meio das trevas do mundo em que vivemos. Sempre haverá pobres e ricos, cultos e incultos, pessoas que vivem a sua religião e pessoas que são alheias à religião. Pessoas que se integram com facilidade e outras que só veem obstáculos.

 

Um estranho num ninho assusta e fica assustado. Basta um patinho de outra cor e já aparecem bloqueios porque ele é diferente, não é dos mesmos, não é igual aos demais, não tem os mesmos direitos, é intrometido. Quando somos diferentes queremos ser aceitos e quando os outros são diferentes nem sempre os aceitamos ou acolhemos. A sociedade é excludente o que nos mostra que nem sempre a sociedade é tão sociável para todos. O ser humano, que deveria ser o mais social dos seres vivos, muitas vezes é o que mais exclui, e discrimina; basta a cor, cultura, nacionalidade, situação politica ou social. Quando alguém é diferente enfrenta barreiras até na própria família.

 

Num mundo corrupto e materialista em que vivemos precisamos de pessoas de coragem que não tenham medo de serem diferentes. Não é por que outros são corruptos e infiéis que temos o direito de agir da mesma maneira. Um diferente incomoda os demais. Os fariseus, doutores e mestres da lei estranharam Jesus porque Ele era diferente, quando até ali só se falava do amor ao próximo, Ele vem falar do amor aos inimigos, acabou com a lei; “olho por olho dente por dente”. Ele mesmo pede que usemos a lei do amor mesmo para com aqueles que são contrários a nós. Ele mesmo deu a vida por aqueles que o mataram, até pede que o Pai também os perdoe. Não podemos nos conformar com tantas atitudes erradas e muito menos poderíamos conformar a nossa vida e nossas atitudes com aqueles que cometem injustiças e corrupções, mas, devemos ter a coragem de sermos diferentes.

 

Amigo e amiga! O mundo e a humanidade hodierna precisam de pessoas que fazem o diferencial, que não se igualam. É o jovem com coragem, é o adulto com responsabilidade, é cada um que deve assumir os seus compromissos consigo, com a família, com a comunidade e com a sociedade. O cristão à exemplo de Cristo deve ser corajoso e não ter medo da cruz. Mais importante é ter a consciência limpa do que jogar a culpa nos outros seguindo o mesmo caminho. Ser diferente; eis a questão.

 

Ariquemes, 22/02/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos