Notícia

Saúde - 22/01/2020 - Secretaria Municipal de Saúde fala sobre o desafio 21 dias


Nutricionista Cristiane R. Staffen explica um pouco sobre o projeto

A nutricionista Cristiane R. Staffen explica um pouco sobre o projeto piloto realizado pela da Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal em 2019 e as propostas para 2020.

“Este Desafio aposta nos alimentos “limpos” para livrar o organismo das toxinas e acelerar o metabolismo. Você perde peso, ganha pique e a sua saúde agradece! 

Poluição, alimentos super industrializados (carregados de corantes e conservantes), agrotóxicos e até maquiagem, contribuem para o acúmulo de toxinas no nosso organismo. Em excesso, essas substâncias nocivas deixam o metabolismo lento, o que resulta em ganho de peso, inflamações, agravos de doenças já existentes e também facilita o aparecimento de doenças autoimunes (doença celíaca, diabetes mellitus tipo 1, doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla...).

Com isso, emagrecer fica mais difícil e, é por isso, que as mulheres se interessam tanto pelo Desafio, mas a proposta vai além da perda de peso, a dieta é anti-inflamatória e sugere uma faxina geral para que você elimine as toxinas e reestabeleça o ritmo do metabolismo em três semanas. 

Fizemos um projeto piloto em outubro deste ano, primeiro com profissionais da área de saúde. Antes de começar são feitas todas as medidas e ao final dos 21 dias também. O grupo funciona pelo whats app (sim, porque como saúde pública, temos que evoluir e usar as ferramentas que temos a nossa disposição), onde são dadas orientações iniciais e, após uma troca muito grande, onde são partilhadas receitas, fotos de pratos coloridos, pessoas praticando atividade física, tomando mais água e  se desafiando os 21 dias a comer comida de verdade. Já no projeto piloto eliminamos juntas 33 kg e no grupo que abrimos para outras pessoas participarem, foram 46,2 kg. Não foi mágica, foi mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida, exige esforço, disciplina e, juro, não é dieta maluca. Durante esse período foram realizadas caminhadas, trilhas e atividades físicas grupais para estimular ao exercício físico.”

No ano de 2020, mais grupos serão formados para realizar o Desafio 21 dias e, com o mesmo intuito, no mês de março será realizada a 1ª Maratona de Saúde, com sede no município de Crissiumal.

Fonte: SMS Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos