Notícia

Texto de Opinião - 22/01/2020 - Jogos e brincadeiras na Educação Infantil


Por Catiana da Rocha Mazzutti – Professora de Educação Infantil

Essa etapa é considerada a idade das brincadeiras. A importância do brincar na Educação Infantil envolve adaptação, socialização e maturação no ambiente escolar, também nos estímulos dados durante o desenvolvimento de cada criança. O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, pelo fato que as mudanças mais acentuadas ocorrerem nos primeiros anos de vida, é apresentado através das fases e etapas. Nesse sentido, as atividades como, os jogos e as brincadeiras, são aspectos fundamentais no desenvolvimento motor das crianças. Ao jogar, a criança, estimula a curiosidade e aprende a ter confiança, aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações, aperfeiçoa a concentração e a atenção no que está a passar à sua volta.

Brincar é fundamental para a saúde física, emocional e intelectual da criança.

As brincadeiras têm uma importância significativa para a educação infantil, pois é um meio de alcançarmos de forma lúdica o desenvolvimento motor e a aprendizagem. Essas práticas fazem parte do mundo da criança e para elas a brincadeira é um meio de compreensão da realidade(GARANHANI, 2006). É por meio do brincar que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. A realização de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre brincadeiras e aprendizagem (ANTUNIS, 2003). A brincadeira é algo cotidiano para as crianças, onde se sentem felizes, sentem prazer, desenvolvem sua imaginação, assumem outros papéis sociais. É através do brincar que a criança explora, experimenta, cria, e desenvolve sua identidade, descobre seus limites, interage com outras crianças, desenvolvem capacidades, e habilidades, naturalmente pois correm, pulam, saltam entre outras habilidades presentes em uma variedade de atividades e tarefas desempenhadas diariamente por elas.

Catiana da Rocha Mazzutti – Professora de Educação Infantil.

Graduação: Licenciatura em Pedagogia.

Pós Graduação – Educação Especial Inclusiva.

Postado: Leila Ruver
Vídeos