Notícia

Geral - 22/01/2020 - Descarte irregular de lixo causa transtorno em Crissiumal


A Prefeitura alerta os munícipes, que os responsáveis serão notificados e poderão ser multados

O descarte incorreto de lixo e entulho em locais públicos é um problema que afeta severamente o município de Crissiumal. Com o crescimento deste transtorno, a Prefeitura alerta os munícipes, que os responsáveis serão notificados e poderão ser multados.

Inúmeras vezes a Prefeitura solicitou o apoio da população para corrigir esse tipo de atitude, porém não foi obtido sucesso e o problema se agravou. Infelizmente, a população está deixando de lado a sua responsabilidade com o meio ambiente e com a limpeza da cidade.

O descarte incorreto de entulhos de construções, móveis, lixo eletrônico e doméstico, tem sido frequente. É comum encontrarmos nas ruas da cidade e muitas vezes, também, nas estradas do interior, inúmeros amontoados desses detritos misturados. Além de deixar a cidade com aspecto sujo, essa conduta, favorece na proliferação de animais e insetos peçonhentos, que causam doenças à população e ocasiona, ainda, no entupimento de bueiros e bocas de lobos, resultando num grande transtorno para todos.

O problema se torna, ainda, mais grave porque o Município recolhe os resíduos e, no dia seguinte, outros descartes são feitos no mesmo local.

Afim de tentar corrigir essa conduta inadequada e inaceitável dos cidadãos, e, com isso, combater a prática do descarte irregular de lixo, a Prefeitura irá notificar e multar os responsáveis. Portanto, os munícipes deverão estar cientes e atentos aos seus atos e à suas responsabilidades, pois poderão receber multas, de acordo com o Código de Meio Ambiente e Posturas do Município, estabelecido pela Lei Municipal n° 1541/99.

Vale ressaltar que a Prefeitura não irá realizar a coleta do lixo descartado irregularmente pela cidade, pois não possui um local adequado para depositar esses materiais. Portanto, é primordial a conscientização da população para mudar esse comportamento e, com isso, auxiliar nas ações de controle de endemias, realizadas constantemente pelas equipes da Secretaria da saúde, mas que é de responsabilidade de todos.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos