Notícia

Saúde - 21/12/2016 - Administração de Nova Candelária adquire aparelho de ultrassonografia para atendimento da população


Equipamento foi adquirido com recursos próprios

A Prefeitura de Nova Candelária, com recursos próprios da municipalidade, adquiriu nos últimos meses um equipamento de ultrassonografia digital, no valor de R$ 80.900,00 para ser usado no atendimento a pacientes da Unidade Básica de Saúde. No mês de novembro, o prefeito Carlos Alberto Dick, a Secretária Municipal de Saúde, Simone Wille, e o Médico Marcio Martini receberam o aparelho da UBS, a fim de verificar a funcionalidade do mesmo.

 

O novo e ultra moderno equipamento tem capacidade para realizar exames de diversas especialidades médicas, como exames de abdômen total, fígado, baço, rins, pâncreas; avaliação ginecológica (miomas, cistos de ovários e gravidez); doenças de mama, tireoide, doenças articulares, além de outros. Trata-se de um equipamento moderno e desenvolvido com as mais recentes tecnologias, oferecendo mais precisão e rapidez nos exames e diagnósticos. 

 

Contudo, para poder operar o aparelho é necessário um curso de operação. Para isto, o Dr. Marcio Martini realizou um recente curso na cidade de Santa Maria, sobre “ecografia de carótida”, ecodoppler, que serve principalmente para a avaliação de riscos de AVC e isquemias. Com a realização deste exame é possível verificar a existência de placas de colesterol nas carótidas, que são as causadoras do AVC. Assim pode-se prevenir um derrame e tratar o mesmo. O Dr. Marcio comenta: “muitos profissionais não tem o conhecimento deste exame e por isso o aparelho se torna ainda mais importante para o diagnóstico de possíveis acidentes vasculares cerebrais. Sempre que necessário eu solicito ao paciente para que faça o exame, como forma de prevenção de evento isquêmico e cerebral. Quando diagnosticado precocemente, conseguimos reduzir o risco de AVC (derrame)”.

 

O aparelho de ecografia (ou ultrassonografia) representa um grande investimento na saúde pública. Os exames que antes eram realizados em municípios referência na área da saúde e demoravam mais tempo para retornar à UBS, hoje podem ser feitos gratuitamente na Unidade de Saúde de Nova Candelária. 

 

 

Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos