Notícia

Educação - 21/10/2017 - Escola Rocha Pombo realiza viagem de estudos para Foz do Iguaçu


Visita aconteceu na sexta-feira

No dia 20 de outubro a Escola Rocha Pombo visitou a cidade de Foz do Iguaçú com os alunos do ensino médio dos turnos da manhã e tarde, onde os mesmo  conheceram a Usina de Itaipú,  que em Tupi Guarani significa “a pedra que canta”. É a usina hidrelétrica que mais gera energia em todo o mundo. Itaipu é uma Usina Binacional, pois foi construída a partir da Ata do Iguaçu, documento assinado em 22 de junho de 1966, por ministros do Brasil e do Paraguai, no qual os dois países se comprometeram a estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos presentes entre os dois países, que até então era motivo de disputa entre eles.  A usina possui 20 unidades geradoras, o que significa que, em condições de clima favoráveis (chuvas em níveis normais), a produção pode chegar a 100 bilhões de quilowatts-hora. Segundo a empresa, 19,3% da energia consumida no Brasil e 87,3% da energia consumida pelo Paraguai são fornecidas pela Itaipu.

Na sequência, a visita foi ao Parque das Aves, um centro internacionalmente reconhecido de recuperação e conservação de aves, localizado em meio à rica e exuberante Mata Atlântica, vizinho ao Parque Nacional do Iguaçu, conta com mais de 1320 aves, abrangendo cerca de 143 espécies diferentes.  São 16,5 hectares de exuberante Mata Atlântica mantidos para formar o melhor habitat para nossos animais. 

Após, foi a vez da visita as Cataratas do Iguaçú, um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. 

E para finalizar a visita um Citytur na cidade de Foz do Iguaçú. Esse foi mais um momento de aprendizagem proporcionado pela escola Rocha Pombo  aos seus alunos do ensino médio, unindo assim a teoria de sala de aula com a prática, efetivando o aprendizado global dos educandos.

Fonte / Fotos: Escola Rocha Pombo
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos