Notícia

Geral - 21/09/2019 - Sete usinas gaúchas reduzem em 55% capacidade de geração de energia por pouca chuva


Usina da Creluz em Crissiumal é uma delas

A redução da vazão de água dos rios devido às baixas precipitações pluviométricas dos últimos dois meses obrigou a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (Creluz) a diminuir  em 55% a capacidade de geração das sete usinas. As estruturas ficam em Erval Seco, Taquaruçu do Sul, Cristal do Sul, Palmeira das Missões, Novo Tiradentes, Seberi e Crissiumal. 

Segundo o diretor técnico da cooperativa, que tem sede da área de geração em Rodeio Bonito, no Norte do Estado, Valdair Battisti, atualmente está sendo gerado 45% da capacidade total das usinas. “Em operação plena, as sete  hidrelétricas da Creluz geram energia suficiente para abastecer 5 mil famílias e, diante da baixo volume de água represado nas barragens, o que é produzido atualmente garante energia para  2,2 mil famílias.” 

Ele ressalta que existe a necessidade de chover entre 80 e 100 milímetros para  recuperar o nível dos rios e garantir a volta da plena capacidade de geração das usinas, localizadas em nos rios Fortaleza, Braga, Jaboticaba, Lajeado Grande. “Há mais de um mês que o baixo nível dos rios obrigou a cooperativa a diminuir o ritmo de operação das usinas”, afirmou Battisti. 

O diretor  informa que, conforme dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), os reservatórios da região Sul estão somente com 43,59% do nível. “De acordo com a média histórica na região  Sul no mês de agosto, tem chovido só 29,5% da média e, em setembro, apenas  23,75%. Por isso, os níveis estão diminuindo.” A Creluz tem  mais de 22 mil famílias associadas e atua em 33 municípios das microrregiões do Médio Uruguai e Celeiro do Estado.

Fonte: Correio do Povo / Foto: Creluz

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos