Notícia

Agricultura - 21/09/2011 - Foco de aftosa no Paraguai deixa Rio Grande do Sul em alerta


 

A notificação de um foco de febre aftosa no Paraguai levou a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul a adotar medidas de preservação do status sanitário no Estado. Pelo menos seis equipes volantes serão montadas, a partir desta quarta-feira, para incrementar as ações de vigilância. Os especialistas farão visitas a propriedades, montarão barreiras e inspecionarão rebanhos nas regionais de Ijuí, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, numa área que vai de Garruchos a Barra do Guarita.

 

Segundo o médico veterinário do Serviço de Doenças Vesiculares do Departamento de Defesa Agropecuária, Fernando Groff, ainda serão destacados cerca de 15 funcionários da secretaria para reforçar as equipes das Inspetorias Veterinárias das regiões cobertas pelo alerta. "Três equipes irão difundir informações aos produtores e à população", acrescentou.

 

Em Santa Catarina, o governo decretou situação de emergência sanitária em função do foco paraguaio de aftosa. Uma parceria com a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura enviará ao Estado 40 veículos para reforçar a vigilância das barreiras sanitárias fixas e volantes, principalmente das localizadas na fronteira com a Argentina e da divisa com o Paraná.

 

O foco de febre aftosa foi identificado no departamento de San Pedro, em uma localidade denominada Sargento Loma, a 235 quilômetros de Guaíra, no Paraná, e a 126 quilômetros da fronteira com Mato Grosso do Sul. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná também adotou, de forma emergencial, procedimentos técnicos para evitar a circulação do vírus.


Fonte: Ronaldo Berwanger - Rádio Guaíba

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos