Notícia

Geral - 21/09/2011 - Dia 21 de setembro, dia da arvore


Por Cleomar Schwingel

 

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.


Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em ritmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.

 

Hoje, enxergamos por completo a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta.


Por que é importante ter muitas árvores em nosso planeta?
Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigênio para nós, humanos. 


Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados estando associado à vida, ao ar que respiramos. Daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados. Benefícios: Proteção dos Solos (Evitam a erosão. Pois a erosão leva embora as sementes que poderiam germinar); Proteção de rios e nascentes (Evitam o assoreamento e contaminação); Fertilização (Trazem nutrientes do subsolo para a superfície e formam húmus com a queda de seus galhos e folhas); Fornecimento de materiais (madeira, papel, carvão, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros); Preservação da vida silvestre e de plantas (servem para abrigo, alimentação ou reprodução de animais); Retirada de poluentes do ar; Influência na economia (servem como fonte de renda: indústria química, farmacêutica, cosmética, etc.); Influência no clima (influenciam na umidade, precipitação, escoamento superficial e temperatura, entre outros fatores); Diminuição de ruídos externos; Embelezamento da cidade e valorização dos imóveis do ponto de vista ambiental, paisagístico e econômico; Contribuição para o equilíbrio psicossocial, transmitindo sensação de calma e conforto às pessoas.


Então, quando se ajuda na derrubada de uma árvore, não estamos desprezando somente a vida de um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, que só não será afetada, se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada. A cada um de nós cabe esta função. É como uma casa: todos que moram devem ajudar a preservá-la.    


A Administração Municipal de Crissiumal, através do departamento de Meio Ambiente vem participando ativamente disponibilizando regularmente mudas de árvores para serem plantadas em nosso município, seja para o perímetro urbano, seja para o meio rural, através de campanhas especificas como ocorrera no ano de 2010 quando foram disponibilizadas mais de 2.000 mudas de forma gratuita em parceria com o DEFAP e a empresa RGE. Este ano não será diferente. A partir do dia 23 de setembro a Administração Municipal estará disponibilizando mais de 1.800 mudas de árvores nativas, para serem plantadas em nosso município contando mais uma vez com a parceria do DEFAP de Santa Rosa e a empresa RGE, que no dia 31 de agosto de 2011 lançaram a 8ª Campanha de distribuição de Árvores Nobres em nossa região. Recentemente também foram plantadas mais 130 mudas no perímetro urbano sendo colocada proteção nas mesmas para evitar danos no seu desenvolvimento inicial. Temos também realizado entrega de mais de 25.000 mudas de eucalipto através da Secretaria da Agricultura neste ano de 2011, salientando também que em nosso município temos empresários e agricultores investindo consideravelmente no plantio de eucaliptos para fins de produção de madeira para as indústrias moveleiras além de outras utilidades, por outro lado também contribuindo com a qualidade do ar que respiramos. Por parte da Administração Municipal de Crissiumal fica nosso agradecimento aos munícipes que tem colaborado preservando as mudas que foram plantadas no perímetro urbano dizendo ainda que a Administração Municipal tem sido parceira na difusão de programas, visando sempre à qualidade de vidas das pessoas, preservando o meio ambiente através de ações que venham a contribuir para a melhoria constante de nosso planeta.


Maiores informações junto ao departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Crissiumal. Confira abaixo as fotos de algumas das nossas ações:




Fonte: http://diadaarvore.org.br/meioambiente/aarvore adaptado por Cleomar Schwingel – Diretor de Meio Ambiente.




Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos