Notícia

Texto de Opinião - 21/07/2020 - Educação infantil e ensino remoto


Por Elisandra Jaqueline Feistel Camara, Professora de educação infantil

A atual situação em que vivemos, causada pela pandemia do COVID-19, tem nos imposto uma situação nunca vivenciada antes, provocando conflitos e angústias. 

Uma dessas situações vem afetando a educação. Por motivo do coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas desde o mês de março. Nesse sentido, para que os alunos não ficassem sem estudar, estão sendo administradas aulas remotas. Muito tem se perguntado, diante dessa crise sanitária, sobre a relevância ou a necessidade de praticar a educação remota na educação infantil, se isso faz sentindo, se é legal ou normatizado, ou ainda, se é benéfico ou não. 

Nesse contexto, é muito mais importante que pais e professores caminhem juntos acompanhando ações pedagógicas a serem realizadas em casa, em vez de afirmarmos a legalidade ou não da educação infantil fazer ensino remoto. Desse modo, o que precisamos nesse momento é entender que os pais não são professores e, para o ensino ser funcional nessa etapa, é necessário ter uma boa comunicação com as famílias. Por isso, é preciso ter uma estratégia, na qual as atividades sejam explanadas, para que os pais e familiares possam dar continuidade à educação dos pequenos em casa, a qual também é de responsabilidade deles. 

Além disso, não é hora de mandar para casa quantidades exageradas de atividades para serem realizadas pelas crianças, mas sim exercícios simples, funcionais e prazerosos. Ressaltamos que, mais do que cumprir com uma lista de atividades, o momento deve ser usado para as famílias brincarem e conversarem com as crianças, de modo a reforçar o convívio e a socialização. Cabe, dessa forma, aos pais a responsabilidade de fazer o registro pedagógico das atividades seja das brincadeiras, seja do que a criança faz no caderno, a fim de dar um retorno ao professor. 

Convém ressaltar também, que ninguém sabe ao certo se a carga horária será contabilizada pelos conselhos estaduais como trabalhadas efetivamente em sala de aula. Mas de uma coisa sabemos: as crianças ganharão muito realizando as atividades dirigidas pedagogicamente, com a intenção de auxiliar no seu crescimento integral.

Acrescentando ainda, que essa mediação tecnológica feita pelo professor não será para sempre, é apenas uma situação estratégica por conta do atual momento em que nos encontramos. Acreditamos, portanto, que em breve estaremos novamente no ambiente escolar retornando as atividades presenciais. 

Postado: Leila Ruver
Vídeos