Notícia

Agricultura - 21/07/2017 - Produtor rural de Boa Vista do Buricá implanta técnica americana Compost Barn para aumentar a produção de leite


Investimento no campo

Um inovador sistema de produção de leite foi adotado na propriedade de Airton Gottems em Linha Caçador, Boa Vista do Buricá. Chamada Compost Barn, a técnica americana consiste na construção de um galpão para descanso e manejo do gado leiteiro.

Casados e com um filho de 6 anos, Airton de 36 anos e Fernanda de 33 apostaram no sistema e investiram cerca de R$ 300 mil reais para poder aumentar a produção. “Começamos com a atividade leiteira há 11 anos, com uma vaca. Ao longo do tempo fomos aumentando o plantel até ter uma média de 20 vacas leiteiras em sistema de pastoreio”, relatou Airton.

O casal quis ampliar a produção, porém a propriedade e o sistema não comportavam. “Ficamos sabendo deste novo método e fomos visitar outras propriedades da região que já haviam implantado o Compost Barn”, disse Fernanda, que é Técnica em Contabilidade.

O casal também recebeu assessoria da Secretaria Municipal de Agricultura de Boa Vista do Buricá na execução do licenciamento Ambiental. “Acompanhamos o planejamento do casal desde o início, prestando orientações para que o sistema atendesse os requisitos técnicos necessários para o correto manejo ambiental”, relatou a Engenheira Agrônoma Eloiza Lasta.

Através do subsídio de horas máquina, a Prefeitura Municipal também colaborou na realização dos serviços de terraplanagem, acessos e na abertura da esterqueira.

RESULTADOS SATISFATÓRIOS E VANTAGENS DO SISTEMA

Com o sistema implantado há menos de um ano, os resultados são bastante satisfatórios. O galpão funciona como uma grande área de cama comum (descanso) para o rebanho. Ao invés do gado ficar solto no pasto, ele permanece confinado dentro do galpão, em cima de uma cama – que é composta por cerragem. “Assim, temos um maior controle do rebanho. É muito mais prático e os animais não ficam expostos aos fatores externos, como calor e chuva”, detalha Airton.

O Compost Barn tem uma manutenção muito fácil. Além de proporcionar conforto térmico aos animais, os ventiladores instalados no espaço também atuam na redução da umidade e na eliminação de gases produzidos pela decomposição da cama, que é composta também pelos dejetos dos animais. O revolvimento da cama é feito no mínimo duas vezes por dia, para acelerar a aeração do material. Já o recolhimento do composto e a troca da cama é feito entre 1 a 3 anos dependendo do manejo e a temperatura.

“Entre as vantagens do Compost Barn estão a redução de problemas de casco do rebanho, a melhoria da qualidade do leite, com redução da contagem de células somáticas (CCS) – que é indicador de saúde do gado e da qualidade do leite –, e menor incidência de mastite bovina, doença que é a maior vilã da produção leiteira. Com o devido manejo da cama, não ocorre presença de moscas e também não há observação de carrapatos”, explicou Leandro Bohn, Técnico Agropecuário da SMAMA.

CAPACIDADE E PRODUÇÃO

O barracão tem 45 metros de comprimento por 31 metros de largura e comporta 50 animais com 12 metros² de cama para cada um. O espaço aloja também uma sala de ordenha que é higienizada diariamente e sala de espera. O ambiente é controlado termicamente, e o gado recebe alimentação e água, o que gera maior produção devido ao conforto do animal.

Atualmente, a propriedade conta com 47 vacas holandesas, 42 em lactação, 4 secas e 15 novilhas prenhas, além de 12 terneiras. A produtividade atual é de 900 a 1000 litros por dia. Através do planejamento e do controle adequado das atividades Airton e Fernanda projetam aumentar a produção para 1.500 litros/dia em 18 meses.

INCENTIVO

A Administração Municipal de Boa Vista do Buricá parabeniza o casal pelo investimento, incentivando também qualquer ação que vise o progresso tanto na atividade leiteira, bem como nos demais setores, colocando a disposição sua equipe técnica para prestar informações e orientar os produtores em seus empreendimentos.

Texto e fotos: Débora Thomaz/Assessoria de Imprensa - P.M. de Boa Vista do Buricá

Postado: Leila Ruver
Vídeos