Notícia

Texto de Opinião - 21/06/2017 - Um coração que ama-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Um coração que ama a todos com amor sem limites. Ama, mesmo, aqueles que o rejeitam ou até o condenam. Coração cheio de amor e misericórdia. Jesus é coração para cada um.

Não basta ter um coração como todo ser vivo, mas é preciso ser coração. Vivemos num mundo onde para muitos falta um coração que os ame. Jesus é este coração do qual toda a humanidade estava precisando, ele abriu o seu coração para todos, entregou seu coração para todos, deixou sangrar seu coração. Não existe e não haverá coração igual ao Seu. O coração de Jesus transpassado pela lança simboliza toda agressão que o pecado humano causa. O pecado destrói, arrebenta, mata, mas jamais supera a bondade divina, Deus não se deixa vencer, seu amor e sua misericórdia superam toda ofensa humana. Como nos diz São Paulo; “Onde abundou o pecado superabundou a graça” (Rm 5,20). Imaginemos Cristo acolhendo não apenas leprosos, mas os pecadores com quem Ele veio se encontrar para salvá-los.

Mesmo que a humanidade apresentou a cruz para Jesus e cruz é situação de pecado, Ele veio oferecer o seu coração. Existem muitas cruzes na vida das pessoas porque são ausência de coração. Jesus veio para ser este coração novo para toda humanidade. Coração que acolhe, que perdoa e se doa por todos. Ele nos convida para o segui-lo: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11,28-30). Jesus nos quer aliviar de todo peso do pecado para termos um coração semelhante ao seu. Será que nós somos capazes de imaginar um coração cheio de amor por todas as pessoas desde as mais próximas às mais distantes. Só mesmo um coração humanamente divino ou divinamente humano é capaz de amar como Jesus amou. Ele amou indistintamente, pobres ou ricos, bons ou maus. A única questão é amar a todos.

Amigo e amiga! Como nós ficamos diante deste coração amoroso? Sendo seus seguidores precisamos conformar o nosso coração ao d’Ele. Nós até rezamos “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”. É o que, sem dúvida, Jesus quer. A parte d’Ele foi feita; “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seu amigos” (Jo 15,13). Ele deu a sua vida mesmo antes de sermos seus amigos. É a nossa vez de dedicarmos a Ele nossa vida. Este é o coração que se abriu para dizer que transborda de amor por cada um de nós.

Ariquemes, 21/06/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos