Notícia

Geral - 21/06/2017 - Prefeitura de Crissiumal lançará processo licitatório para a construção de ponte intermunicipal


A ponte que será reconstruída é entre as localidades de Lajeado Boi e Boa Esperança

Durante a reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 20 de junho, com os moradores da localidade de Lajeado Boi, para a escolha do seu representante, junto ao COMGETRA (Conselho Municipal de Gestão Transparente) e apresentação das demandas da comunidade, para o orçamento do PPA (Plano Plurianual), foi reivindicada pelos moradores a recuperação da ponte na localidade, que dá acesso ao município de Humaitá.

Em esclarecimento aos moradores da comunidade de Lajeado Boi, a Administração crissiumalense informa, que no mês de março, o Município de Crissiumal recebeu do Ministério da Integração Nacional um Ofício tratando da liberação de recursos federais para ações de recuperação de infraestrutura destruída ou danificada no Município.

Este Ofício foi o retorno do Plano de Trabalho enviado, pelo Poder Executivo Municipal, no ano de 2016. Tal documento trata da ponte que liga o município de Crissiumal ao município de Humaitá, mais precisamente, nas localidades de Lajeado Boi e Boa Esperança.

Com o recebimento desse documento, o Município foi autorizado a proceder com a documentação e atualização do Plano e Relatório, bem como, do processo licitatório; com intenção de que, a partir daí, o Ministério autorize a transferência do recurso e realize o empenho.

Neste sentido, no próximo mês, julho, o Município estará lançando o processo licitatório, afim de que, aponte a empresa vencedora e possa, dessa forma, enviar essa documentação, juntamente com as demais exigências.

Segundo determinação do Ministério gestor o Projeto deverá seguir as normativas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), lembrando que, a proposta para a reconstrução da ponte, somente será aceita se o Município de Crissiumal, em Projeto, alargar e aumentar, em comprimento, a nova ponte, conforme as normas do DNIT, para que não ocorram novos problemas com eventuais intempéries climáticas futuras; e com isso, encareceu, e muito, o orçamento para reconstrução, que está previsto no valor de R$ 384.000,00.

Assim, mesmo não tendo o recurso disponível, ainda, o Município procede com a formalização, da qual, estará nas mãos do Ministério, no início do mês de Agosto.

É importante ressaltar que o Município de Crissiumal fez a sua parte, quanto a apresentação da proposta e o envio da situação, a qual foi aceita pelo Ministério, porém aguarda a conclusão dos tramites burocráticos.

Fonte/ Fotos: SM Planejamento- Andréia Queiroz- Jornalista e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos