Notícia

Saúde - 21/06/2017 - Crissiumal divulga resultados preliminares, referentes à Vacinação Contra a Gripe


Com o recebimento de doses adicionais da vacina, o Município poderá aumentar o número de pessoas imunizadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal emitiu nesta quarta-feira, dia 21 de junho, os resultados preliminares, referentes à Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que encerrou no dia 9 de junho. Mesmo com o término da Campanha, a vacinação dos grupos prioritários e da população em geral teve sequência.

Dessa forma, a Secretaria divulga os resultados alcançados, até o dia 16 de junho, com relação aos grupos prioritários:

Grupo alvo          Nº de vacinas                 Porcentagens

Crianças                   458                            68,05%

Trabalhadores saúde   152                           80,42%

Gestantes                   76                            64,96%

Puérperas                   21                           110,63%

Idosas                     2072                            78,07%

Total                       2779                            76,10%

 

Como, o município de Crissiumal não alcançou as metas e recebeu doses adicionais, a vacinação segue, e os dados, ainda, poderão ser alterados para melhoria dessas metas. 

Com relação às metas estimadas pelo Ministério da Saúde, os dados estão superestimados. O exemplo das gestantes, que conforme dados dos agentes de saúde e cadastros das Unidades Básicas, existem apenas 76 gestantes, sendo que a meta estimada é de 116 gestantes, ou seja, diferença de 40 pessoas para vacinar.

Nessa campanha, houve muitos boatos a respeito de reações a vacina, no entanto, nenhum evento adverso foi notificado pelas equipes de saúde do município.

Qualquer vacina pode causar efeitos colaterais. Esses eventos, quando acontecem, são inevitavelmente menos importantes do que as complicações que as doenças naturais que, a não vacinação, podem causar. 

Assim sendo, “é melhor prevenir do que remediar!”, uma vez que, malefícios comuns da imunização pouco representam, diante da importância de manter a vacinação coletiva.

O fato de, a doença ter diminuído ou haver menos número de óbitos por gripe, nesse ano, pode também ter contribuído para a menor procura pela vacina da gripe em alguns municípios.

As crianças com a segunda dose agendada devem comparecer para completar o esquema inicial, conforme agendamento.

A vacina esta liberada e segue disponível para toda a população em todas as Unidades de Saúde de referência, e dados finais serão fornecidos oportunamente.

 

Fonte: Setor de Imunizações SMS de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos