Notícia

Vera Academia - 21/04/2018 - Coluna Vera Academia do dia 20.04.2018


Sono: Manual do Usuário

 

Não há atividade que tome mais tempo de nossa existência do que dormir. Essencial para ter a saúde em dia, o descanso é ignorado em decorrência dos compromissos sociais e profissionais. Misture doses generosas de estresse, ansiedade e preocupação típicas da atualidade. Acrescente altas taxas de obesidade e uma crise financeira das bravas. Adicione o gosto por aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e tablets. Pronto. Eis a receita de um problemão que assombra o Brasil e o mundo: as pessoas não dormem bem, acordam cansadas e não conseguem relaxar no dia seguinte. Dormimos cada vez menos e não percebemos o efeito em nossas vidas.

A idade influencia muito em nosso sono, e existem particularidades em cada faixa etária: Recém-nascidos chagam a dormir até 80% do dia. Na infância os encontros com o colchão duram por volta de dez a onze horas. Para os adolescentes, a noite é o período em que o corpo cresce e se desenvolve e, pela ação dos hormônios, existe uma tendência de adormecer e acordar mais tarde. Na fase adulta a necessidade diária varia de acordo com cada um. A maioria fica entre sete a nove horas. Nesta fase da vida as preocupações e o trabalho prejudicam o descanso noturno. Com o avançar dos anos, dormimos menos e acordamos cedo. O sono fica mais fragmentado, daí o costume de tirar um cochilo de tarde.

A seguir, uma série de conselhos para se ter um sono melhor. Quem sabe não está aí a solução para resolver seus dilemas com o travesseiro? No quarto, todos os objetos que se mantém nesse cômodo podem influenciar o momento de dormir: aposte em luzes menos intensas, tire relógios luminosos, pois olhar para as horas traz ansiedade. As paredes devem ter cores claras e os quadros devem ser agradáveis. O travesseiro deve encaixar bem entre a cabeça e o ombro e o colchão deve ser trocado ao ter alguma deformidade. Um lugar organizado dá sensação de calma e aconchego. Só vá para a cama quando sentir que está com sono. Instale uma cortina que tampe completamente a claridade. A temperatura deve ficar entre 25 graus C.. Tire a TV do quarto e procure não pagar contas, comer e resolver problemas da vida pessoal ou profissional no quarto. Pense nesse ambiente como um lugar sagrado. À mesa, escolher bem os ingredientes do jantar ajuda a adormecer e evitar os despertares durante a madrugada. Importante não comer grandes quantidades de comida nas duas horas antes de ir para o quarto. Evite as pimentas que podem causar irritação e azia. Sem café, chá-preto e energético à noite. Massas não estão proibidas, mas com moderação, pois podem pesar na barriga. Evite também refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, e tudo bem degustar uma taça de vinho, mas exagerar nas bebidas alcoólicas é sinônimo de um sono de baixa qualidade. Quanto ao celular, o ideal é deixar desligado ou do lado de fora do quarto, caso contrário, para não sofrer com o turbilhão de mensagens, acione o modo “não perturbe” ao longo da madrugada. Se for necessário ficar com o celular ao lado da cama, vire a tela para baixo, assim as notificações não vão acordá-lo. Há coisas para fazer ao longo do dia que podem contribuir bastante como deitar e acordar sempre nos mesmos horários. Outra tática é tomar um banho de água morna antes de ir para a cama. Adote um hobby que dê prazer e traga tranquilidade. O exercício físico é superimportante para adormecer. Só não faça esportes muito intensos após as 18 horas. Se quiser ver algo na TV, fuja de coisas tensas ou assustadoras. Opte por atrações leves e divertidas.  Você já pôs em prática essas dicas e mesmo assim não dorme bem? Procure o médico para fazer uma avaliação!

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos