Notícia

Saúde - 21/03/2020 - Em uma semana, relembre como a chegada do Coronavírus mudou a rotina da maioria dos crissiumalenses


Cidade tem fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais, suspensão das aulas e eventos

Em uma semana a chegada do Coronavírus ao Rio Grande do Sul mudou completamente a rotina da maioria dos crissiumalenses. Sim, da maioria, já que outra parte acredita que a pandemia da doença seja invenção da mídia e que nada irá acontecer. Inclusive, durante toda a semana recebemos relatos de concentração de pessoas, especialmente idosas, na cidade e no interior de Crissiumal.

Relembrando nossos seguidores, no dia 05 a saúde local já havia realizado uma reunião traçando um plano de ação de combate ao coronavírus. No último final de semana Crissiumal já começava a sentir um pouco o efeito da pandemia, com o cancelamento do jogo do Tupi pela Divisão de Acesso. Mesmo assim, diversos eventos ainda foram realizados, uma vez que de fato a doença ainda não registrava casos próximos a nossa região.

Na segunda-feira a AMUCELEIRO realizava reunião de emergência em virtude da doença. Na terça, a prefeitura de Crissiumal decretava uma série de medidas, como a suspensão de aulas a partir de quarta e de eventos com aglomeração de pessoas. Na terça-feira o Hospital de Caridade anunciava a proibição das visitas, entre outras medidas. Na quarta-feira as aulas foram suspensas. Na quinta a prefeitura decretou expediente interno.

Já na sexta-feira, pela manhã membros da Sociedade Civil estiveram reunidos debatendo ações, Crissiumal registrava o primeiro caso suspeito de Coronavírus e durante a tarde a prefeitura decretava Calamidade Pública, além do fechamento de empresas e industriais não essenciais. O Decreto pode ser acessado na íntegra clicando no link abaixo:

http://guiacrissiumal.com.br/anexos/ae60e788ddbe04e6ef97774198ee496d.pdf

No caso de dúvidas sobre COVID-19 (Coronavírus), a população deverá entrar em contato pelos telefone 150 ou nos (55) 3524-1495 (ESFs 1 e 2), 3524-2063 (ESF 5), 3524-1878 (ESFs 3 e 4).  

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos