Notícia

Educação - 21/03/2019 - Trabalhadores do ramo alimentício participaram do Curso de Boas Práticas na FAHOR


Curso iniciou no sábado

Iniciou no sábado, 16 de março, mais uma edição do Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, promovido pela Faculdade Horizontina. 

O Curso é ministrado pelo grupo de professores do Curso de Engenharia de Alimentos, sendo Cláudia Verdum Viegas, que é Farmacêutica – Bioquímica, Tecnóloga de Alimentos e Mestre em Microbiologia de Alimentos; Djenifer Kipper, que é Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Thaís Fontoura Pinheiro, que é Nutricionista e Mestre em Engenharia de Alimentos e Vódice Feisther, que é Engenheiro de Alimentos, Mestre e Doutor em Engenharia Química.

Nesta edição do curso foram oferecidas três certificações diferentes, com carga horária diferenciada para cada uma delas. No primeiro dia de treinamento foi a oportunidade dos participantes fazerem uma Reciclagem no aprendizado, que é concluído no Módulo I, com 8 horas de Curso. O Curso completo tem 44 horas de formação e aborda diversos assuntos, desde a microbiologia dos alimentos, doenças transmitidas pelos alimentos, manipulação higiênica dos alimentos, controle de qualidade, manutenção de equipamentos e documentação da Qualidade, a partir de Manuais e Processos, atendendo a Legislação Sanitária Vigente (Resolução ANVISA 275/2002, RDC 216/2004 e CVS 05/2013. 

Para o grupo de trabalhadores de uma Associação do município de Porto Xavier, a  metodologia utilizada foi bastante dinâmica e produtiva. “Aprendemos novas técnicas e isso motivou para a aplicação no trabalho de embalagem de mandioca e além desse, já  visualizamos novas oportunidades de negócios, para embalar outros produtos também”, destacou Evandro Klein, de Porto Xavier.

Os docentes desenvolvem aulas expositivas, apresentação de vídeos, exercícios, atividades em grupo e aulas práticas nos laboratórios da FAHOR. Os próximos encontros ocorrem nos dias 23 e 30 de março.

Fonte / Foto: FAHOR

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos