Notícia

Variedades - 21/02/2019 - APAE de Crissiumal completou 40 anos nessa quinta-feira


Conheça um pouco da história da entidade

APAE de Crissiumal completou 40 anos nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2019. A entidade (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi fundada dia 21 de fevereiro de 1979, na gestão do Prefeito Pedro Osvaldo Scheid.

A denominação inicial era ESCOLINHA DO AMOR, posteriormente foi promovido um concurso para a escolha oficial do nome ESCOLA ESPECIAL DE 1º GRAU INCOMPLETO LAR DO CARINHO.

A primeira diretoria era assim constituída: Presidente Henrique Ebeling, Vice Erhard Ebert, secretária Similda Klein.

Atual diretoria: presidente Elio Lampert (foto acima), vice Leonilda Helfenstein, 1ª secretária Rubia Eckert, 2ª secretária Ângela Roberta Cervi, 1ª diretora financeira Tânia F. Martins, 2ª diretora financeira Scheila Fockink, diretor social Eduardo Silva dos Santos, diretor de patrimônio Vanderlei Camara, procurador geral William Zillmer.

A APAE é uma entidade beneficente de Assistência Social sem fins lucrativos. Com o propósito de oferecer serviço continuado nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, desenvolvendo ações culturais, desportivas e de aprendizagem através de uma proposta lúdica valorizando as habilidades e potencialidades de cada usuário/educando.

A entidade atende atualmente 132 alunos, mais 10 que estão em avaliação, na Estimulação Precoce, Ciclo e EJA, além dos alunos que frequentam a escola regular e no contra turno tem AEE(Atendimento Educacional Especializado). Os alunos também participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A organização é mantenedora da Escola Especial Lar do Carinho e do Centro Educacional Especializado, desenvolvendo Tecnologia Assistiva, Hidroterapia, Ecoterapia e também oferece atendimentos técnicos especializados como: Teste da Orelinha com a Fonoaudióloga, Avaliação Psicométrica com testagem: Wisc IV, WaisIII e outros testes com a Psicóloga, Estimulação Precoce com a Fisioterapeuta e acesso às políticas públicas e garantia de direitos e encaminhamento de Projetos Sociais pela Assistente Social.

A equipe que trabalha na escola atualmente além da Diretora Administrativa Romarisa de Moura, também são colaboradores: Ana Paula, Eloisa Zobel, Fátima Rosane, Francis Wolfran, Júlio Fank, Jussara Grubler, Leila da Cas, Leticia Hanauer, Lisiane Matte, Marilei Robinson, Marcia Kun, Felicio Klein, Reni Lanz, Tânia Golçalves, Valdir, Milena Zanella, Luana Camara, Vinícius Kroth, Joseana Krumennauer.

A partir do mês de março a escola terá uma vez por mês atendimento aos alunos com a Pediatra, sendo cedida pela Secretaria de Saúde do município.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos