Notícia

Geral - 21/02/2018 - Crise no leite foi um dos assuntos na Assembleia da AMUCELEIRO


Assembleia foi realizada na última semana

Público presente

Implantação de uma estação regionalizada de esgotamento sanitário, Consórcio Intermunicipal de Saúde e crise leiteira foram temas abordados na assembleia da Associação dos Municípios da Região Celeiro – Amuceleiro, realizada no último dia 16, em Três Passos. O encontro contou com a participação expressiva de prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos 21 municípios que congregam a entidade. 

Esteve presente o superintendente regional da Corsan de Santo Ângelo, João Corin, o qual falou sobre a implantação de uma estação regionalizada de esgotamento sanitário, que a princípio terá sede em Três Passos e atenderá os demais municípios da região. Em abril será apresentada a proposta final da Corsan, com detalhes sobre prazos e custos para aprovação dos prefeitos.

A equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, que tem sede em Ijuí também esteve participando da assembleia. A diretora executiva Maria Elisabete explanou detalhadamente as ações desenvolvidas e serviços prestados pelo consórcio aos municípios, principalmente no que diz respeito a compra de medicamentos com preços mais acessíveis bem como a realização de exames e consultas.

Outro assunto debatido na reunião foi a grave crise leiteira que vem assolando os municípios nos últimos anos. A crise é generalizada, afeta o Estado do Rio Grande do Sul como um todo, entretanto o fato de a região Celeiro ser uma das maiores produtoras de leite, os impactos causados pelas dificuldades que a atividade está passando acabam refletindo significativamente na vida social e econômica das pessoas. 

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta Eder Luis both explicou que muitos municípios gaúchos estão pensando em decretar situação de emergência ou calamidade pública, sendo que alguns já o fizeram. Nesse sentido, a Amuceleiro solicitou à Emater um levantamento sobre as perdas financeiras que os municípios da região registraram no último ano.  

Os dados solicitados foram apresentados pelo coordenador regional da Emater Carlos Turra e pelo supervisor microrregional João Schommer. O resumo do impacto econômico e social da crise leiteira no último ano, somente na região Celeiro, já resultou numa perda de mais de 125 milhões de reais e no abandono de mais de 500 famílias da atividade. Ainda de acordo com os técnicos da Emater a produção não diminui muito, em torno de 5 %, porém o valor do litro de leite variou de 10 a 60 centavos e esse foi o fator que mais prejudicou os produtores. Os impactos são bem maiores, uma vez que não se tem como precisar 100 % em valores reais, pois essa crise acaba refletindo em todos os setores, principalmente no comércio.

Para o presidente Eder “é necessária e urgente uma ação por parte dos prefeitos da Amuceleiro com objetivo de buscar alternativas para amenizar a crise. Nossa região tem sua base econômica agrícola mantida por pequenos produtores e a atividade leiteira figura como uma das principais fontes de renda da população. Precisamos pensar e ajudar os pequenos, pois são esses que vêm sentindo os maiores impactos da crise. Buscaremos alternativas junto aos governos e órgãos competentes o mais breve possível, pois essas ações também fazem parte da nossa missão enquanto gestores públicos”, ponderou Both.

Como encaminhamento da assembleia ficou acertado que a Amuceleiro promoverá um grande seminário na região para tratar sobre o assunto. Detalhes serão divulgados posteriormente quando confirmado local, data e programação. Também será marcada uma audiência com o Governo do Estado para tratar da crise leiteira e dependendo da legalidade, será estudada a possibilidade de a região decretar coletivamente situação de emergência ou calamidade pública.

No final da assembleia o prefeito de Campo Novo que também é vice-presidente da Amuceleiro Antonio Sartori, reforçou o convite aos presentes para a ExpoAgro 2018, que acontecerá de 22 a 24 de fevereiro tendo como local o Campo Experimental da Cotricampo, na RS 518 em Campo Novo.

Presidente Da Amuceleiro – Eder Luis Both e prefeito de  Campo Novo Antonio Sartori.

 

Fonte/fotos: Susan Egevarth / Secretária Executiva 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos