Notícia

Geral - 21/02/2017 - APAE de Crissiumal passou a fazer o teste da orelhinha em bebês


Teste é obrigatório

A APAE de Crissiumal passou a oferecer o serviço de triagem auditiva neonatal, exame popularmente conhecido como “teste da orelhinha”. O equipamento de emissões otoacústicas, necessário para o exame, foi adquirido com recursos próprios no valor de R$ 12.500,00 e chega para auxiliar no atendimento a demanda da região. O teste é realizado pela fonoaudióloga Letícia Pessota Hanauer

 

O teste da orelhinha é um exame obrigatório que deve ser feito por todas as crianças recém-nascidas até no máximo o terceiro mês de vida. O objetivo é identificar precocemente se o bebê possui algum problema auditivo.

 

O serviço deve ser oferecido de forma gratuita através do SUS. Ao menos esse é o plano da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, que deseja dividir a demanda atualmente concentrada em Panambi, a fim de diminuir o tempo de espera e realizar um melhor acompanhamento dos pacientes.

 

Uma parcela dos municípios filiados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA), que engloba 36 cidades da região Noroeste, pode estabelecer parceria com a APAE de Crissiumal para realização do teste da orelhinha, especialmente os da região Celeiro, através do CISA ou particularmente, agendado na APAE.

 

Fonte / Foto: APAE

Postado: Leila Ruver
Vídeos