Notícia

Texto de Opinião - 21/02/2017 - A aprendizagem acontece na interação do sujeito através das brincadeiras e no contato direto com os mais diversos ambientes


Por Marinês Lovani Kunzler Professora Municipal de Educação Infantil

Quando a criança começa a frequentar a escola na fase inicial da sua vida, passa a ter acesso aos mais diversos ambientes e espaços educativos, a receber os mais variados estímulos para melhorar o seu desempenho cognitivo e psicomotor e ter contato direto com os mais diferentes tipos de  materiais escolares que são usados para a realização das atividades pedagógicas e recreativas.

 

Para os profissionais na área da educação infantil é de certa forma uma rotina corriqueira ouvir ao final do período da aula de algumas famílias dos seus alunos o espanto da sujeira, do excesso de areia, de terra, das manchas de tinta guache, dos rabiscos de tinta das canetinhas, dos restos de massa de modelar e do possível recorte das peças de roupas ao manusear a tesourinha nas primeiras atividades onde é usado esse material. 

 

Por isso é muito importante sempre o contato com as professoras que irão cuidar, orientar e ensinar de forma pedagógica o(a) seu(sua) filho(a), para poder perceber o quanto isso é importante para o desenvolvimento da criança.

 

Se a escola possui o uniforme é bem interessante que as famílias adquiram o mesmo ou ter a consciência de priorizar diariamente o uso de roupas que dão a maior liberdade as crianças de explorar todos os ambientes e materiais disponíveis na escola.

 

Os pais precisam ser mais compreensivos quanto a esse assunto, pois é muito difícil para os professores solicitarem que os alunos não se sujam durante as atividades, pois na rotina escolar ocorrem diariamente as mais diversas atividades como: pintura e desenho com tinta guache ou canetinhas, modelagem com argila ou massinha, recortes e colagens, brincadeiras no parquinho de areia aonde ocorre a exploração dos mais diversos brinquedos que estão inseridos neste espaço ou ainda o contato direto com a terra e  árvores que se encontram localizadas no pátio da escola.

 

Toda criança na sua infância precisa brincar muito, pois o tão almejado e desejado processo de ensino-aprendizagem acontece na relação que ela estabelece com seus coleguinhas e professores, numa troca constante de diálogo e experiências que são saudáveis para sua vida, pois para ela nessa idade ter a preocupação em cuidar da roupa e não se sujar, poderá levá-la a ser inibida, causando-lhe problemas até de ordem emocional.

 

Geralmente elas sofrem muito, pois se sentem pressionadas a deixar de lado atividades que seriam prazerosas para sua vida, para ficarem sentadas, quietas ou observando outras crianças se divertindo. Quando isso acontece é importante que os professores fiquem atentos quanto a essas atitudes, podendo indicar que algo não vai bem, causando-lhe neuroses ou até mesmo sérios problemas. A atitude nesta situação é alertar os pais em uma conversa paralela e sugerir que reconsiderem as suas atitudes e ações ao ter o primeiro contato com a criança no final do período da aula, pois ela pode tornar-se extremamente tímida, por sentir medo de se sujar e não  querer levar bronca dos pais, criando assim uma sensação de insegurança na sua participação nas brincadeiras proporcionadas no ambiente escolar.

 

Portanto, pais ou responsáveis, que amam verdadeiramente seu(sua) filho(a), saibam o quanto é importante a liberdade de poder brincar, de se sujar durante as atividades pedagógicas em sala de aula, como também as atividades recreativas nos espaços ao ar livre.  Essas atividades além de serem mais saudáveis, ajudam a criar anticorpos que vão manter uma excelente qualidade na saúde da criança, lembrando que elas vão ter presente na sua memória que a infância foi uma fase bem aproveitada na sua vida.

 

Professora Municipal de Educação Infantil, Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia e Pós Graduada em Educação: Especialização em Artes Marinês Lovani Kunzler.

Postado: Leila Ruver
Vídeos