Notícia

Esportes - 21/01/2012 - Mesmo em casa, Grêmio estreia com derrota por 2 a 0 para o Lajeadense


Gols aconteceram no final da 1ª etapa e no início da 2ª

 

Em campo, era o Grêmio de 2012. Mas os insucessos foram os mesmos que castigaram o torcedor no ano de 2011. Este foi o filme que se repetiu no Estádio Olímpico, na noite deste sábado, pela estreia do Gauchão. Por 2 a 0, a equipe acabou sendo derrotada pelo Lajeadense, frustrando um início com muita expectativa.

 

Ramos e Tatá anotaram os gols dos visitantes. E o pior é que eles atuaram com um atleta a menos, desde os 15 minutos da segunda etapa.

Na próxima quarta-feira, o time comandado por Caio Júnior volta a campo, às 19h30min, no Complexo Esportivo da Ulbra, para encarar o Canoas.

 

- O jogo

Disposto a mostrar a nova cara do Grêmio, um Grêmio vencedor, o time se atirou para cima e, logo aos 3 minutos, por pouco não abriu o placar. Kleber dominou pela esquerda e fuzilou Fernando, que espalmou e, antes que o rebote fosse aproveitado, catou novamente. Sete minutos depois foi a vez de Marco Antônio, após espirrada de bola na defesa, ficar cara a cara com o goleiro, mas acabou chutando por cima da meta.

As raras chances que o Lajeadense tentava reagir, parava no zagueiro Grolli, festejado pelo torcedor a cada desarme. Aos poucos, as jogadas ofensivas foram se inibindo, com o Tricolor abusando dos lançamentos e chutes a longa distância. Em uma destas, aos 25, Léo Gago se aproveitou de cobrança de falta para arrematar no meio do gol. Fernando, porém, defendeu firme.

Do meio para o fim da primeira etapa, a marcação do time do interior começou a ficar mais pesada, principalmente em cima de Kleber, que reclamava constantemente. Aos 37, o ‘Gladiador’ encontrou um pequeno espaço e, de fora da área, arriscou. Mas a bola teimou em acertar a rede pelo lado de fora.

Até que o inesperado aconteceu. No último minuto, o Lajeadense cavou um escanteio e utilizou-se dele para abrir o marcador. O capitão Ramos subiu mais que toda a zaga tricolor e testou no canto esquerdo de Victor. Foi uma ducha de água fria no ânimo da nova equipe gremista, obrigada a descer as escadas do vestiário, no intervalo, com uma derrota parcial por 1 a 0.

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio precisava mudar e a alteração foi feita pelo técnico Caio Júnior: Leandro entrou na vaga de Miralles. Mas no espírito da equipe, pouco foi acrescentado. Prova disso é que logo no segundo minuto de partida, Kleber perdeu uma bola na defesa e viu Jandson puxar um contra-ataque. O atleta do Lajeadense encontrou Tatá entrando sozinho na área, que de primeira fuzilou para o fundo das redes: 2 a 0.

O gol impacientou o torcedor nas arquibancadas, que visivelmente passou a reclamar a cada erro. A situação se refletiu em campo, com Léo Gago arriscando chutes de longa distância sem direção alguma. Aos 15, porém, veio um alento. Bruninho, com o segundo cartão amarelo, foi expulso por simular pênalti na área gremista e deixou o time de Lajeado com um a menos.

Mesmo assim, foram os visitantes que tiveram a chance de chegar às redes. Aos 18, Jandson avançou em direção a Victor e, quando já preparava o chute, recebeu o carrinho certeiro de Julio Cesar. A resposta tricolor veio em seguida, com Kleber. Porém, na cara de Fernando, o camisa 30 arrematou por cima do travessão, perdendo incrível oportunidade.

Precisando atacar, Caio Júnior lançou a campo Marquinhos, para a saída do volante Fernando. Apesar disso, as melhores chances vinham de bola parada, com Léo Gago. Assim, mais tarde, Yuri Mamute recebeu a oportunidade. Marco Antônio foi o escolhido para deixar o gramado.

 

Aos 34, foi com o garoto que o Tricolor se aproximou da meta adversária. Em lançamento nas costas da zaga, Mamute arrematou de cabeça para defesa tranquila de Fernando. Enquanto isso, Léo Gago continuava chutando de onde pegava, sempre levando perigo à meta do Lajeadense.

 

Assim terminava uma noite cheia de esperanças, com uma derrota de 2 a 0. Bem longe do início sonhado pelos gremistas.

 

> Gauchão 2012
1ª rodada – Taça Piratini

Grêmio 0 x 2 Lajeadense

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Saimon, Grolli e Julio Cesar; Fernando (Marquinhos), Léo Gago, Marco Antônio (Yuri) e Douglas; Kleber e Miralles (Leandro).
Técnico: Caio Júnior

LAJEADENSE
Fernando, Bindé, Micael, Gabriel e Baroni; Rudiero, Ramos, Willian (Jucemar) e Bruninho; Tatá (Jean) e Jandson (Adriano).
Técnico: Benhur Pereira

 

Gols
Lajeadense: Ramos (45min/1ºT), Tatá (2min/2ºT)

 

Cartões amarelos
Grêmio
: Fernando, Yuri
Lajeadense: Tatá, Bruninho, Fernando

Cartão vermelho
Lajeadense
: Bruninho

 

Público total: 18.868
Público pagante: 15.294
Renda: R$ 343.768,25

 

Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: Júlio Cesar Rodrigues dos Santos e Marcelo Oliveira e Silva

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: Sábado, 21 de janeiro de 2012

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos