Notícia

Vera Academia - 20/10/2017 - Coluna Vera Academia dia 20102017


Cuide das suas costas

Você tem noção de quanto sua coluna é fundamental no dia a dia? Dor nas costas e lombalgia são nomes comuns da dor que atinge boa parte da população. 

As principais características são contraturas e rigidez das vértebras. Em casos mais graves, a lombalgia pode ocasionar a hérnia de disco, ruptura estrutural em um dos discos da coluna e ocorre mais nas partes cervical e lombar.

Para que a musculatura esteja bem estabilizada, ela precisa de força, tanto nos músculos das costas (paravertebrais) quanto na musculatura anterior do tronco (abdominais).

A coluna vertebral é dividida em 4 regiões: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares e cerca de 4 coccígeas. As funções da coluna são proteger a medula espinhal e nervos espinhais, suportar o peso do corpo, fornecer um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e ser um pivô para a cabeça. Ela exerce um papel importante na postura e locomoção, serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso. Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás, para os lados e ainda girar sobre o seu eixo maior.

Os principais vilões da coluna são a falta de atividade física e má-postura, que é o resultado do mau condicionamento físico e um reflexo do corpo que, sem treinamento diário, não consegue segurar o esqueleto e em particular o edifício vertebral. Outro vilão da coluna é o estresse. Para preservar sua coluna é preciso:

Fortalecimento para os músculos dorsais – trapézio, esplênio da cabeça, romboide, redondo menor, redondo maior, deltoide, tríceps, grande dorsal, oblíquo externo, lombar, glúteo máximo e glúteo médio;

Alongamento – fortalece e facilita a vida do seu corpo físico sensivelmente;

Peso adequado – os quilos extras na região abdominal deslocam o corpo para frente gerando tensão extra nos músculos das costas e, a magreza exagerada, encurva as costas e aumenta o risco de osteoporose;

Hábitos saudáveis – livre-se do cigarro. Este mau hábito compromete o fluxo de sangue nos discos que amortecem as vértebras. Pratique atividade física constante, o resultado será excelente;

Relaxamento – Seu corpo sempre responde ao estresse com certa tensão nas costas, provocando espasmos dolorosos e formação de nós. Uma dica é aliar ao programa de alongamento, a manipulação para relaxar as costas.

Equilíbrio – fundamental na melhora da qualidade de vida, pois devemos manter uma constância na prática da atividade física preferida e com boa orientação de um profissional de Educação Física habilitado. As dicas são de praticar Musculação, Pilates, ginástica funcional e postural.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos