Notícia

Leite - 20/08/2019 - Número de produtores diminui, mas produção de leite cresce no Corede Noroeste Colonial


Estudo revela diminuição de 38% no número de produtores

O número de produtores de leite caiu 38,58% no Corede Noroeste Colonial, no entanto, o volume de leite produzido no período de 2015 a 2019 cresceu 12%. É o que mostra um estudo coordenado pela Emater/RS-Ascar, secretarias municipais de Agricultura, conselhos municipais de Desenvolvimento Rural, inspetorias veterinárias e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial. Os dados foram apresentados a gestores públicos, representantes de Conselhos e do setor agropecuário na última terça-feira, dia 13, no campus da Unijuí.

Segundo o estudo, apresentado pelo gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel, em 2015 haviam 3.735 produtores de leite e em 2019 esse número baixou para 2.695. Em relação ao volume de leite produzido, no entanto, a produção registrada no ano de 2015 foi de 263,8 milhões de litros, tendo alcançado os atuais 296 milhões litros. Dentre os problemas, predominam a falta de infraestrutura e a falta de mão de obra nas propriedades rurais.

Um ponto positivo destacado pelo médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller é que, em relação à qualidade do leite, há menos produtores com problemas do que há quatro anos. A tecnologia e o manejo teriam contribuído para elevar a qualidade. O resfriador de expansão, o sistema tecnificado de ordenha, o transferidor e a sala de ordenha canalizada foram exemplos citados pelo médico veterinário.

 

Fonte: Emater-RS/Ascar

Postado: Leila Ruver
Vídeos