Notícia

Texto de Opinião - 20/07/2017 - Sementes-Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Sementes grandes ou pequenas. Umas germinam em poucos dias, outras levam semanas ou meses, outras nem germinam. Produzem frutos grandes ou pequenos, muitos ou poucos. A semente do reino de Deus é a mais importante de todas.

Nem sempre nos damos conta que o ser humano propriamente sobrevive alimentando-se de sementes, tais como; trigo, arroz, feijão e de tantas outras sementes. Cada semente tem um grande potencial de produzir, mas por maior que seja o seu potencial, sozinha, ou até guardada em vidro, ela não vai produzir nada, ela vai depender da terra e da chuva. Se não for semeada ou plantada não passa de uma bela semente. Quando plantada ou semeada na terra ele se arrebenta, se rompe para lançar raízes e folhas. A boa semente é reconhecida pelas folhas e pelos frutos. A terra é preparada para a semente produzir mais e melhores frutos. É da terra que depende a produção. É impressionante como pequeninas sementes contem um potencial tão grande de se transformarem em árvores tão gigantes ou em alimentos para os seres vivos. Os próprios animais se alimentam das sementes ou dos ramos que as mesmas produzem. Realmente a natureza é fabulosa e cada semente desenvolve uma planta segundo a sua espécie.

Admiramo-nos com tantas sementes e cada uma com as suas características próprias, mais ainda somos levados a nos admirarmos da semente da palavra de Deus que vem ao encontro do ser humano para mudar a vida deste. Jesus nos conta que a palavra de Deus é como sementes lançadas pelo semeador, umas caem em terra dura, outras entre espinhos, outras entre as pedras, cada uma diante das dificuldades não produz porque definha e morre em si. Há as que caem em terra boa, estas sim produzem em abundância porque a terra é propícia para produzirem, por isso, se desenvolvem crescem e produzem como Jesus mesmo diz; com grande percentual. A palavra de Deus é esta semente do bem lançada no coração humano e que deve produzir bons frutos já nesta vida para a vida eterna.

A impressão que se tem da humanidade hodierna que ela não é tão acolhedora com a palavra de Deus, pois, muito do que se vê em atitudes humanas não são bons frutos. Existem muitos azedumes, rixas, falta de perdão, incompreensões, corações com ódio, sentimentos de vingança, infidelidades, maldades e corrupções. Tudo isto é sinal que há muitos corações humanos que não estão preparados para acolherem a boa semente que é a palavra de Deus. Amigos e amigas! Tiremos do nosso coração todas as pedras, espinhos e durezas para acolhermos bem a boa semente da palavra de Deus para que ela possa produzir muitos frutos pelas nossas atitudes. A boa semente produz bons frutos nos corações acolhedores.

Ariquemes, 19/07/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos