Notícia

Geral - 20/07/2017 - Recadastramento Biométrico dos eleitores de Crissiumal chega aos 30%


Veja informações importantes sobre o assunto

Até agora 3.455 (30,4%) dos eleitores de Crissiumal realizaram o recadastramento biométrico, que se estende até dezembro. Para não deixar para a última hora o recadastramento, o Cartório Eleitoral de Crissiumal preparou um texto esclarecedor de dúvidas sobre o assunto. Leia abaixo:

Qual a importância da realização da biometria e por que ela deve ser feita?

- O recadastramento biométrico faz com que as digitais e a imagem do eleitor sejam registradas em meio eletrônico. No momento da votação, a urna só é liberada após a identificação digital dos votantes, ampliando a segurança do processo, e garantindo que nenhum eleitor possa votar no lugar de outro, o que também auxilia na prevenção de fraudes. Por essas razões, todos os eleitores do Brasil devem realizar o cadastramento biométrico de seus dados. Daí a sua importância.

O que acontece se o eleitor perder o prazo?  

- No caso de o eleitor perder o prazo para efetuar a revisão biométrica, seu título de eleitor será cancelado, o que poderá lhe trazer alguns transtornos, inclusive, problemas quanto ao seu CPF.

E o resultado disso é que esses eleitores correrão o risco de não conseguirem obter empréstimo bancário, ou não poderão mais retirar seu passaporte, e, no caso dos aposentados, correrão o risco de não conseguirem mais receber os valores de sua aposentadoria. E, no caso das instituições de ensino, os estudantes não poderão matricular-se em curso superior, ou pós graduação, ou mestrado, etc.

Também não poderá votar na próxima eleição, e nem concorrer a cargos eletivos.

Onde os eleitores da zona de número 091 podem fazer o recadastramento? Horário de atendimento para realizar o recadastramento?

- Então, para evitar que seu título seja cancelado, ou mesmo, para reativá-lo em caso de cancelamento, deverá o eleitor comparecer ao Cartório Eleitoral de Crissiumal, no prédio do Fórum, sempre das 12h às 19h, de segunda a sexta, munido de seus documentos de identificação, comprovante de endereço, e o próprio título, caso já o possua, para fazer a revisão de seus dados.

E quem nao quiser enfrentar filas, poderá fazer seu agendamento virtual, através da Internet, no Site do TRE/RS, através do link http://eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento/publico/agendamentos

 

Foto: Guia Crissiumal

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos