Notícia

Geral - 20/04/2018 - Jovens crissiumalenses prestaram juramento à Bandeira Nacional nesta sexta-feira


Cerimônia marcou a entrega de certificado de dispensa do Serviço Militar

Na manhã desta sexta-feira (20), 41 jovens dispensados do serviço militar obrigatório prestaram juramento à bandeira. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Crissiumal.

O juramento é um compromisso que formaliza a dispensa, mas indica que, apesar de não fazer parte do quadro de recrutas, o jovem, até completar 45 anos de idade, fica à disposição do Exército, e poderá ter que se apresentar em caso de guerra ou em defesa da pátria. O juramento indica também que, apesar de não estar no exército, o jovem tem uma função para cumprir perante a sociedade, pois atuará em algum setor da sociedade, e desta forma estará honrando o compromisso assumido perante a bandeira nacional.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito Elísio Eckert, representantes da 24ª Junta de Serviço Militar de Crissiumal, Enio José Weber e Norton Zobel; e representantes do Legislativo crissiumalense, os vereadores Paulo Moacir Haas e Elizério Espanhol.

A cerimônia que teve início às 9 horas, durou cerca de 30 minutos e reuniu jovens na faixa etária de 18 a 19 anos. O ato também marcou oficialmente a entrega de CDI-Certificado de Dispensa de Incorporação no Serviço Militar brasileiro, aos jovens que foram dispensados na seleção complementar que aconteceu na semana de 19 a 23 de fevereiro de 2018, no município de São Borja.

O compromisso perante a Bandeira Nacional foi realizado por um dos responsáveis da Junta Militar do Município, Norton Zobel, que enfatizou a importância deste juramento.

Esse ano, cento e onze jovens crissiumalenses, da classe 1999 e anos anteriores, que não haviam realizado o alistamento, alistaram-se para o serviço militar. Desse número, apenas, 20 jovens foram aproveitados e incorporados ao Serviço Militar, nos quartéis de São Borja. 

Após o juramento solene, os jovens receberam o certificado de dispensa de incorporação(CDI). Os jovens que por motivo de trabalho ou de questões particulares, não puderam comparecer à Cerimônia de Juramento, poderão procurar a Junta de Serviço Militar para informações sobre como proceder, para retirada de seus respectivos certificados.

Responsabilidade

Durante o juramento o Secretário da Junta de Serviço Militar de Crissiumal, Enio Jose Weber, fez uma pequena fala sobre a responsabilidade dos jovens em relação à Nação. “Vocês acabam de cumprir um importante papel, mas sua responsabilidade com a Nação não termina aqui. Todos vocês devem estar sempre à disposição do nosso país para servi-lo”, enfatizou.

Além das palavras de compromisso, o Secretário falou, também, sobre o futuro dos jovens. “Tenho certeza de que vocês serão homens de bem e honrados. Busquem alcançar seus objetivos com trabalho e dignidade. Acreditem no seu potencial e em seus sonhos, escrevam suas histórias para que elas sejam lembradas de forma exemplar pela nossa comunidade”, finalizou.

Serviço Militar

O decreto de Nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966 que regulamenta a lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964), retificada pela Lei nº 4.754, de 18 de agosto de 1965 prevê que no primeiro semestre do ano em que completar 18 anos de idade, todo cidadão brasileiro, do sexo masculino, residente no exterior, deve apresentar-se nas repartições consulares brasileiras para o alistamento militar. Lembrando ainda que os jovens podem realizar o seu alistamento online, cadastrando-se no Brasil Cidadão, onde serão lançadas todas as futuras apresentações/eventos com relação ao alistamento. Os jovens da classe 2000 podem realizar seu alistamento até o ultimo dia útil do mês de junho.

Texto: 24ª JSM-Prefeitura de Crissiumal – Fotos: Assessoria de Imprensa

Postado: Leila Ruver
Vídeos