Notícia

Geral - 20/04/2018 - Atividade Assistida por Animais no Lar do Idoso de Crissiumal


O animal é utilizado como um elo de ligação entre o terapeuta e o idoso

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Crissiumal, através da cedência do psicólogo Leandro Diel Rupp está desenvolvendo um trabalho inovador no Lar do Idoso, a Atividade Assistida por Animais, uma técnica cientificamente comprovada que promove o contato entre os idosos internos e cães adestrados. 

Nesta atividade, o animal é utilizado como um elo de ligação entre o terapeuta e o idoso, facilitando o diálogo e a comunicação. 

A presença do cão cria um encontro agradável, divertido e principalmente espontâneo, que realizado ao ar livre, ajuda a estabelecer a relação entre o idoso e o terapeuta, amenizando tensões comuns ao atendimento convencional realizado em consultório. Na Atividade Assistida por Animais, a conversa é garantida por relatos e memórias dos idosos.   

Nestes encontros, onde o animal é um facilitador, os idosos, entre conversas e trocas de carinho apresentam um visível a melhora no humor, isto porque lhes é proporcionada uma quebra na monotonia da institucionalização. 

Fonte/Foto: SMDS – Prefeitura Municipal de Crissiumal

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos