Notícia

Agricultura - 20/04/2018 - Após mais de um ano sem liberações do Governo, crédito fundiário voltou a ser liberado para família de Crissiumal


Assinatura de contrato aconteceu nessa sexta-feira no Banco do Brasil

Depois de mais de um ano sem liberações de valores por parte do Governo, um contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário voltou a ser assinado em Crissiumal nessa sexta-feira (20).

A assinatura aconteceu no início da tarde no Banco do Brasil, contando com a presença da família beneficiária, da família vendedora da terra, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marcos Zimmermann, e do gerente do Banco do Brasil local Silvano Frisque.

O casal de agricultores Delvair Ataídes Waszkiewicz e sua esposa Luciana Serrafini Waszkiewicz adquiriram sua primeira terra, uma área de 7,3 hectares pertencentes a Lauro e Iraci Luft, na localidade de Barra do Mirim.

O presidente do STR Marcos Zimmermann destacou da importância da volta de liberações de recursos e que nos próximos dias mais cinco projetos que estão encaminhados deverão ter a liberação dos recursos.

Entre 2015 e 2016 Crissiumal foi o o 3º município do RS em acessos ao Crédito Fundiário, perdendo apenas para Canguçu e Santo Cristo.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais ainda possuiu uma lista de pretendentes de crédito fundiário, que já deverão ser inseridos nas novas regras do programa, alterado no início de 2018, o que ainda não tem uma definição concreta.  

A inadimplência de um grande número de agricultores beneficiários no CAF era o motivo para não estarem acontecendo as liberações.

Sobre o Programa

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Os recursos ainda são usados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo e na contratação assistência técnica e extensão rural (Ater). Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. 

Quem pode participar do Programa Nacional de Crédito Fundiário?

Agricultores e agriculturas rurais sem terra, na condição de diarista ou assalariado; arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e proprietários de terra cuja dimensão é inferior ao módulo rural. O potencial beneficiário deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. O Programa prevê ainda ações de incentivo à os jovens e projetos especiais para o convívio com o semiárido e o meio-ambiente.

Existem outras condições para participar do PNCF?

Sim, o agricultor não pode ser funcionário público, nem ter sido assentado ou ainda ter participado de algum programa que tenha recursos do Fundo de Terras da Reforma Agrária. Não pode, ainda, ter sido dono de imóvel rural maior que uma propriedade familiar, nos últimos três anos.

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos