Notícia

Geral - 20/04/2017 - Projeto de habitação para moradores do galpão da Vila Paraíso e áreas de risco pode ter continuidade em Crissiumal


Reunião foi realizada nesta quinta-feira

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 20 de abril, junto a Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal, uma reunião com os atuais moradores do Condomínio do Bairro Paraíso e áreas de risco, adjacente a estes, bem como, os nomeados por determinação judicial.

Convocada pela Administração Municipal, a reunião, teve como objetivo informar aos moradores, a possibilidade de dar continuidade do Projeto de Habitação para essas famílias. De acordo com os termos da Lei 3.200/2014, alterada pela Lei 3.228/2014, as referidas famílias serão detentoras de 23 lotes, no Loteamento Por do Sol, desde que, se enquadrem á portaria 269, de 22 de março de 2017, do Ministério das Cidades.

A reunião contou com a presença do Secretário de Planejamento, Fabrício Canabarro; a Primeira Dama e, também, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Margrid Bergmann; a Assistente Social do CRAS, Tatiane Miranda; o Técnico da Emater/Ascar, Jovino Bim e o Dirigente da Associação de Jovens Rurais de São Sebastião que coordenada os Projetos de Habitação, Marcos Zimmermann, que também está a frente desse Projeto, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Durante a reunião, foram esclarecidas as regras determinadas pelo Ministério das Cidades, para beneficiar as famílias necessitadas e moradoras das áreas referidas, tanto quanto ao Projeto das Casas, quanto à contrapartida dos moradores.

O Projeto será enviado, de imediato, ao Ministério das Cidades e aguardará a aprovação, junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo Marcos Zimmermann, se o andamento do processo para aprovação e início das obras ocorrerem conforme o esperado, no prazo de um ano, as famílias já estarão instaladas em suas novas casas, porém, ele lembra que as exigências e suas aprovações, dependem do Ministério das Cidades e do Agente Financeiro-CEF e não, da Prefeitura ou da Associação.

A futura  e possível contratação das operações se dará com recursos transferidos ao Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), advindo de cotas do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida/Entidades (PMCV/Entidades).

Fonte/Foto: Andréia Queiroz – Jornalista e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos