Notícia

A pedido - 20/03/2020 - Comunicado da Funerária Lermen


Leia na íntegra

Funerária Lermen segue recomendações de órgãos de saúde e sindicato

Como forma de prevenção devido ao novo coronavírus, a Funerária Lermen informa que além das normas já tomadas no atendimento aos seus clientes, adotou as medidas abaixo, seguindo orientações do Governo do Estado, órgãos de saúde e do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (Sesf-RS). As novas condutas também têm como objetivo resguardar os profissionais do setor e também as pessoas enlutadas.

1)    Nos óbitos em que a causa da morte for o contágio pelo novo coronavírus (2019-nCoV), proceder o recolhimento do corpo no hospital e levá-lo diretamente ao cemitério, sem a realização de velório. Para essa operação, feita pelos agentes funerários com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), que para reutilização têm de ser desinfetados. O corpo deve ser acondicionado em um invólucro na urna, que na sequência terá de ser fechada e não mais aberta;

2)    No atendimento a famílias enlutadas nas funerárias, os atendentes irão utilizar o uso de EPIs como máscaras e luvas, além de higienizar frequentemente o ambiente e seu respectivo mobiliário, sem deixar de arejá-lo. Tal procedimento vale não só para familiares cujo ente tenha falecido em decorrência do novo coronavírus (2019-nCoV), mas também para falecimentos resultantes de outras causas.

A Funerária Lermen continuará a conduta recomendada de oferecer álcool gel aos familiares em falecimentos ocasionados por qualquer causa, além de acrescentar a oferta de utilização de máscaras e luvas descartáveis na entrada da funerária quando o falecimento for em decorrência de corona vírus, explicando que tal medida ampara-se na necessidade de precaução frente à situação de pandemia global;

3)    Nos velórios de falecidos cuja causa não seja o contágio pelo novo coronavírus (2019-nCoV), limitar o acesso de pessoas a 30% da capacidade máxima da sala, de acordo com recomendação dos decretos do Governo do Estado. O agente funerário responsável pelo suporte aos enlutados no local terá de fazer uso de EPIs como máscaras e luvas.

A Funerária Lermen manterá a conduta de higienização prévia do ambiente e seu respectivo mobiliário.

Neste momento, havendo concordância da família, a recomendação será de optar por uma cerimônia de despedida de curta duração, não ultrapassando uma hora. 

A Funerária Lermen ressalta, ainda, que está atenta às recomendações da Prefeitura Municipal de Crissiumal. A empresa deseja que toda a sociedade possa enfrentar com espírito coletivo e de resguardo os próximos dias e que a situação de normalidade na vida de todos retorne o mais rápido possível.

Postado: Leila Ruver
Vídeos