Notícia

Educação - 20/03/2019 - Egresso da FAHOR é aprovado em programa de Mestrado da UFRGS


Valcir Marques de Menezes se formou nesse ano na FAHOR

O egresso do curso de Engenharia Mecânica da FAHOR, Valcir Marques de Menezes, formado em fevereiro deste ano, foi aprovado na seleção do Programa de Pós-graduação em nível de Mestrado, oferecido pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A linha de pesquisa que o egresso irá seguir será Processos de Conformação Mecânica, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais – PPGE3M.

O processo seletivo pelo qual Valcir participou contou com perguntas descritivas referentes a assuntos das áreas de conformação mecânica, soldagem e solidificação de materiais. Além disso, foi avaliado seu currículo acadêmico da plataforma Lattes CNPq e a proposta de dissertação.

Durante o período do Mestrado, Valcir irá participar do programa Bragecrim (Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura). Este programa tem como objetivo apoiar e financiar projetos conjuntos de pesquisa, entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães, na área de Tecnologia de Manufatura Avançada.

O egresso relata que é necessário emprenho, ainda durante a graduação. “Auxiliou-me para o processo seletivo, principalmente, a publicação de artigos, a pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso e estágio, a participação no projeto MasBáh AeroDesign e o incentivo de Professores e familiares”, comenta Valcir.

Ser aprovado em processos seletivos de Mestrado e Doutorado em instituições públicas é um desafio, que exige dedicação e uma sólida formação superior. Desejamos sucesso na trajetória pessoal e profissional do egresso.

 

Fonte: FAHOR 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos